Promo DL

Como se comunicar através da Linguagem Corporal

A linguagem do corpo é o reflexo externo do estado emocional de uma pessoa

Comentar
Compartilhar
10 SET 2017Por Da Reportagem16h30

Quantas vezes você já ouviu essas frases?

“-Não gosto dele... Ele é muito nariz empinado!”.
“Preciso tirar esse peso dos meus ombros!”.
“Eu fiquei de queixo caído!”.

Note que, em todas elas, há alguma parte do corpo humano nas frases, como ombros, nariz e queixo.

A linguagem corporal é uma das primeiras formas de comunicação. Bastante forte e expressiva, envolve gestos, postura e expressões faciais, além de movimento dos olhos e proximidade entre as pessoas que estão conversando.

Segundo algumas pesquisas, 55% de nossa comunicação é corporal, por isso, é bastante importante saber se comunicar com nosso corpo.

A linguagem do corpo é o reflexo externo do estado emocional de uma pessoa e um gesto é como uma palavra - pode ter vários significados diferentes.

Raramente temos consciência de que as nossas posturas, movimentos e gestos podem contar uma história enquanto nossa voz está contando outra.

Por isto, fique atento a como seu corpo se comporta durante as conversas que você tem com as outras pessoas.

Sempre que você for apresentado a alguém, lembre-se de que tudo começa com um aperto de mão. Enquanto cumprimenta a pessoa, sorria levemente para criar a sensação de empatia e proximidade.

Durante a conversa, comunique ao outro que você está ouvindo-o: balance a cabeça afirmativamente, com calma, para que tranquilizar a outra pessoa de que você está prestando atenção.

Cuidado com movimentos de repetitivos, como balançar o pé, roer unhas ou bater o dedo na mesa insistentemente. Isto pode gerar nas pessoas a sensação de que você está nervoso ou mentindo.

Se você quer se aproximar mais deste assunto, pode se aprofundar assistindo vídeos relacionados ou lendo alguns livros. Alguns títulos recomendados são:

- Desvendando os segredos da Linguagem Corporal. Autores: Allan e Barbara Pease, da Editora Sextante
- O corpo fala, dos autores Pierre Weil e Roland Tompakow, da Editora Vozes
- A Linguagem Corporal no Trabalho, Autores: Allan e Barbara Pease, Editora Sextante

Até a próxima!

Colunas

Contraponto