04h : 11min

Conheça o
Caderno + DL

Ler

Assine o Jornal por R$8
por mês no plano atual

AssineLer Jornal

Como as empresas se ajustam a nova realidade do trabalho remoto

Novos modelos de trabalho vêm surgindo ao longo do tempo, um destes é o trabalho remoto. Há pouco tempo, o único local que se trabalhava era na própria empresa, onde os funcionários batiam ponto, com rotinas estruturadas de atividades e carga horária defi

Comentar
Compartilhar
18 DEZ 2016Por Da Reportagem12h30
Foto: Divulgação

Entre as mudanças no mercado de trabalho, a que vem se destacando é o trabalho remoto, que consiste em ter capital intelectual, com vínculo empregatício com a empresa, trabalhando à distância.
Além de ser uma ideia simples e eficiente, os benefícios para empresa e trabalhador são inúmeros. Trabalhando em casa, o colaborador fica menos estressado com trânsito, gerando melhoria de qualidade de vida, maleabilidade do horário de trabalho, autonomia e independência na realização das tarefas, a produtividade aumenta, por estar focado e sem conversas informais com colegas de trabalho, foco total na produtividade e redução de custos com transporte, alimentação e vestuário entre outras.
Para a empresa os resultados também são positivos, pois ocorre redução de custos com espaço físico no escritório, aumento do retorno do resultado do colaborador, possibilidade de que a empresa possa funcionar por mais horas, diminuição do absenteísmo, através do retorno mais rápido após licenças médicas e menos conflitos interpessoais. Além do mais, é uma forma de reter e atrair talentos.
Mas, para que funcione com todo seu potencial, a empresa precisa estar atenta e preparada para essa mudança, tanto nas questões trabalhistas, quanto nas tecnologias utilizadas para manter o escopo de trabalho, delineando os processos e mensuração, garantindo que os resultados venham conforme esperado.
Alguns quesitos que facilitam esse processo é a utilização de recursos em nuvem como Pabx Virtual, Armazenamento de Documentos e Redes Virtuais Seguras (VPN) que possibilitam a realização de videoconferências para reuniões e interações do colaborador com a equipe e com clientes, até mesmo trabalhar colaborativamente no mesmo documento, aumentando assim a eficiência da equipe.
 As soluções em nuvem possuem um importante papel neste processo permitindo o acesso às informações de trabalho, de maneira segura e online. 
Com tantas mudanças à frente, os empregadores precisam ficar atentos e se preparar para os novos cenários e usar de ferramentas tecnológicas, com o intuito de garantir o comprometimento e rendimento das equipes, valorizando os talentos, que serão aqueles que vão trazer criatividade e a inovação, que é a força que o mercado de trabalho exige e necessita.
Até a próxima!

Colunas

Contraponto