X

Mais DL

Como as empresas se ajustam a nova realidade do trabalho remoto

Novos modelos de trabalho vêm surgindo ao longo do tempo, um destes é o trabalho remoto. Há pouco tempo, o único local que se trabalhava era na própria empresa, onde os funcionários batiam ponto, com rotinas estruturadas de atividades e carga horária defi

Da Reportagem

Publicado em 18/12/2016 às 12:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Divulgação

Entre as mudanças no mercado de trabalho, a que vem se destacando é o trabalho remoto, que consiste em ter capital intelectual, com vínculo empregatício com a empresa, trabalhando à distância.
Além de ser uma ideia simples e eficiente, os benefícios para empresa e trabalhador são inúmeros. Trabalhando em casa, o colaborador fica menos estressado com trânsito, gerando melhoria de qualidade de vida, maleabilidade do horário de trabalho, autonomia e independência na realização das tarefas, a produtividade aumenta, por estar focado e sem conversas informais com colegas de trabalho, foco total na produtividade e redução de custos com transporte, alimentação e vestuário entre outras.
Para a empresa os resultados também são positivos, pois ocorre redução de custos com espaço físico no escritório, aumento do retorno do resultado do colaborador, possibilidade de que a empresa possa funcionar por mais horas, diminuição do absenteísmo, através do retorno mais rápido após licenças médicas e menos conflitos interpessoais. Além do mais, é uma forma de reter e atrair talentos.
Mas, para que funcione com todo seu potencial, a empresa precisa estar atenta e preparada para essa mudança, tanto nas questões trabalhistas, quanto nas tecnologias utilizadas para manter o escopo de trabalho, delineando os processos e mensuração, garantindo que os resultados venham conforme esperado.
Alguns quesitos que facilitam esse processo é a utilização de recursos em nuvem como Pabx Virtual, Armazenamento de Documentos e Redes Virtuais Seguras (VPN) que possibilitam a realização de videoconferências para reuniões e interações do colaborador com a equipe e com clientes, até mesmo trabalhar colaborativamente no mesmo documento, aumentando assim a eficiência da equipe.
 As soluções em nuvem possuem um importante papel neste processo permitindo o acesso às informações de trabalho, de maneira segura e online. 
Com tantas mudanças à frente, os empregadores precisam ficar atentos e se preparar para os novos cenários e usar de ferramentas tecnológicas, com o intuito de garantir o comprometimento e rendimento das equipes, valorizando os talentos, que serão aqueles que vão trazer criatividade e a inovação, que é a força que o mercado de trabalho exige e necessita.
Até a próxima!

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter