X

Mais DL

Chá de hibisco Benefícios e propriedades

O chá de hibisco é conhecido por muitas pessoas como uma solução, indicada inclusive por nutricionistas, nutrólogos e endocrinologistas, para o emagrecimento.

Da Reportagem

Publicado em 25/09/2016 às 17:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Divulgação

 Com coloração rosada e um sabor bem diferenciado, o chá é feito com a planta Hibisco, que também é conhecida como rosa-da-china, mimo-de-vênus, flor-de-graxa, graxa-de-estudante e goela-de-leão.
O chá é preparado com as flores da planta, e outras partes são utilizadas para preparar geleias e molhos, por exemplo. De nome científico Hibiscus rosa-sinensis, a planta pode ser encontrada em diversas lojas de produtos naturais e conta ainda com muitos outros benefícios.

Hibisco e o emagrecimento
O chá conta com a ação diurética, que ajuda a eliminar a retenção de líquidos e, além disso, é eficaz ainda no combate ao acúmulo de gorduras, principalmente as mais difíceis de eliminar que ficam concentradas na barriga e nos quadris. Isso se deve ao fato de que o chá age na redução da adipogênese – processo em que células pré-adipócitas convertem-se em adipócitos maduros fazendo com que seja acumulada a gordura no corpo.

Outros benefícios e propriedades
O chá de hibisco, além de auxiliar no emagrecimento, possui propriedades: anti-hipertensiva, sendo eficaz no controle da pressão arterial; gastroprotetora; vasodilatadoras; diurética; anti-inflamatória; laxante; analgésica; expectorante; digestiva; calmante e anticaspa.
A planta ajuda ainda no combate às doenças do coração, aumenta os níveis de colesterol bom, diminui os níveis de colesterol ruim, além de reduzir também os triglicerídeos. O chá é rico em proteínas, carboidratos, fibras, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio, vitamina C, vitamina B1 e B2, vitamina A, Ácido fólico e cálcio.
Devido à esses componentes, o chá é eficaz ainda na manutenção da saúde da pele, dos ossos e dos cabelos (inclusive a queda), além de auxiliar o metabolismo do oxigênio e da glicose. O chá age ainda como um antioxidante, ajudando no combate do envelhecimento precoce da pele e da formação de células cancerígenas. Ele também auxilia o cérebro a manter suas funções em harmonia, entre muitos outros.

Como preparar o chá?
Preparado com o cálice do botão seco da flor, o chá de hibisco pode ser preparado com 200 ml de água e entre 4 e 6 gamas – aproximadamente uma colher de chá – das flores secas de hibisco. Em um recipiente, coloque a água e ferva. Adicione o hibisco, desligue o fogo e tampe, deixando em infusão abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, coe e consuma morno, frio ou até mesmo gelado.

Contraindicações e precauções
O chá de hibisco, apesar de trazer muitos benefícios, não deve ser consumido em excesso, uma vez que, devido à sua ação diurética, pode acabar eliminando nutrientes essenciais para a saúde. O consumo é contraindicado para gestantes e lactantes, pois o chá pode oferecer riscos na estruturação dos genes do bebê. É contraindicado ainda para pacientes com pressão baixa, pois por atuar na redução da pressão arterial, pode causar tonturas, fraqueza e sonolência.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Coluna

Professores de Santos lutam por reajuste salarial e outros assuntos

Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto de lei que prevê transporte porta a porta gratuito para pessoas com severa dificuldade de locomoção

Em breve!

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste de Santos ficará pronto em 15 meses

O hospital terá seis pavimentos.  Ainda será erguida uma escola, uma quadra poliesportiva e um campo de futebol

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter