19h : 20min

Conheça o
Caderno + DL

Ler

Assine o Jornal por R$8
por mês no plano atual

AssineLer Jornal

Cabelos bonitos e tratados em casa para as festas do final de ano

Época de festas de fim de ano é tempo de correria nos salões de beleza.

Comentar
Compartilhar
18 DEZ 2016Por Da Reportagem15h30
Foto: Divulgação

Na semana passada nós abordamos aqui algumas dicas sobre como cuidar dos cabelos. Pois agora, experts dão dicas para você poder cuidar das madeixas em casa mesmo, gastando pouco e com resultados excelentes.
Marcos Vital Martins, cabeleireiro do Salão EdyStilo, de Praia Grande, diz que “a conquista de um cabelo mais bonito exige cuidados específicos, como usar os finalizadores certos, lavar da maneira correta e investir nos ingredientes mais adequados”. E dá 11 dicas super simples para madeixas mais bonitas.

Fios mais resistentes
1. “Escovas progressivas e outros tratamentos químicos pedem produtos com queratina e ceramidas para recuperar a resistência dos fios”, indica o cabeleireiro. Importante: aplique-os só uma vez por semana, pois o acúmulo dessas substâncias pode deixar os fios quebradiços.
2. “A queratina combinada com um leave-in é outra opção. Espalhe no cabelo após tirar o excesso de água com uma toalha”, recomenda a hair stylist Edy Prates Martins, proprietária do Salão EdyStilo.

Look (muito) bem domado
3. Sobraram arrepiados após a escovação? Aplique a ponta de uma unha de pomada para baixá-los (aqueça o produto na palma das mãos antes de espalhar em toda a superfície).
4. O leave-in é um aliado, sobretudo se você mora numa cidade praiana. Um bom truque é misturar uma moeda de 1 real de gel modelador com a mesma quantidade do seu leave-in predileto e distribuir pelo comprimento. Passar uma gota de sérum também ajuda a controlar os fios rebeldes.
5. Lisos e cacheados podem ser lavados com xampu e condicionador antifrizz.

No volume ideal
6. Para dar volume ao liso, espalhe mousse modeladora nos fios quase secos. Se quiser controlar os cachos, aplique o mesmo produto no cabelo ainda molhado. Um ativador de cachos também é bem-vindo.
7. Dê vida nova aos cabelos murchinhos de maneira bem natural: basta fazer um coque torcido no alto da cabeça, com os fios úmidos, antes de dormir. Na manhã seguinte, você ganhará uma cabeleira ondulada e… volumosa!
8. “Quer levantar a raiz? Aplique um pouco de mousse nela e seque com secador. Para finalizar, puxe a raiz para o alto com uma escova fina”, aconselha Martins.

Brilho e maciez
9. Fios secos pedem um xampu específico, de preferência rico em ceramidas. Depois espalhe uma máscara de tratamento intensivo e deixe agir por dez minutos. Faça semanal ou quinzenalmente, de acordo com a necessidade.
10. Óleos de argan, de coco, de macadâmia ou de açaí são ótimos para aumentar o brilho e deixar o cabelo macio. Use-os como leave-in (duas gotas nos curtos e cinco nos longos) aplicando nos fios quase secos. Você também pode incluí-los na máscara de hidratação, antes de espalhá-la no cabelo. Duas ou três gotas já são suficientes.
11. O spray de brilho pode ser aplicado diariamente em qualquer tipo de cabelo, desde que os fios estejam limpos.
A hair stylist Edy aconselha: “nenhum tratamento feito em casa irá substituir o que é feito no salão. No entanto, tratar os fios em casa irá ajudar e muito o trabalho do cabeleireiro. Os produtos do salão são profissionais, com elementos químicos em maior concentração e o profissional saberá qual o tipo adequado para cada tipo de cabelo. Em casa você faz a manutenção do tratamento”, orienta a cabeleireira de Praia Grande.

Colunas

Contraponto