X

Mais DL

Baviera um encanto da Alemanha

O Estado Livre da Baviera fica no Sul da Alemanha e sua capital é a cidade de Munique; os seus parques nacionais são uma atração à parte

Da Reportagem

Publicado em 28/05/2017 às 14:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Divulgação

Os castelos medievais da Baviera, seus vilarejos, igrejas barrocas e modernos centros urbanos, tudo misturado, oferecem ambiente perfeito para o lazer e descanso. É uma harmoniosa mistura de tradição e modernidade.

Todas as cidades daquela região possuem um centro histórico e, em meio a modernos centros comerciais e vida noturna agitada, mantém as suas marcas e seus encantos próprios, marcados pela passagem de muitos monarcas e artistas de fama internacional. O resultado disso são os inúmeros monumentos e surpreendes edifícios arquitetônicos.

Para citar apenas um deles, imperdível é visitar o Castelo de Neuschwanstein (Castelo do Cisne de Pedra) construído próximo a cidade de Hohenschwangau, pertinho da fronteira com a Áustria.

Munique, a capital da Baviera, atrai visitantes de todo o mundo e é conhecida pela sua mistura especial de espírito cosmopolita e charme rústico, escondendo inúmeros tesouros de arte. É ali que acontece a tradicionalíssima “Oktoberfest”, na qual foi inspirada a nossa “Oktoberfest” que acontece todos os anos em Blumenau, Estado de Santa Catarina.

Entre as atrações em Munique, as que chamam mais a atenção do visitante é a Igreja de Nossa Senhora, o Marienplatz, com seu carrilhão, a galeria de arte moderna e o Palácio Nymphenburg, que serviu de residência de verão para os monarcas que governaram a Baviera.

Augsburg é a terceira maior cidade do Estado. Um dos mais antigos centros urbanos da Alemanha, foi fundada no ano 15 a.C pelo Imperador Romano Augusto. Augsburg alcançou a sua maior prosperidade nos Séculos XV e XVI sendo que os  edifícios renascentistas notáveis na margem do lago originaram-se neste período. A cidade é famosa entre os fãs de literatura como o berço de Bertold Brecht e é conhecido pelas crianças por causa do “Augsburger Puppenkiste”, teatro de fantoches.

Quer voltar ao passado medieval? Então o destino é Rothenburg com suas ruelas estreitas calçadas de pedras e muitas torres que se erguem no horizonte. Há uma fantástica vista de sua antiga fortaleza com muralhas e torres formidáveis, sendo que a imponente câmara municipal e a Igreja de St. James também merecem uma visita.

Os esportes de inverno têm lugar certo na Montanha Zugspitze, a mais alta da Alemanha e que se localiza na região de Garmisch-Partenkirchen; ali o turista tem a visão deslumbrante dos lagos e córregos que cortam toda a região. 

Excursões ao longo do planalto ou subir nas montanhas Wetterstein proporcionam um desafio ideal para os fãs de esportes de montanha, e tem ainda uma infinidade de trilhas bem mantidas e adequadas a qualquer condicionamento físico, inclusive para usuários de cadeiras de rodas ou outro meio de locomoção especial.

A pitoresca cidade de Füssen, no Lago Forggensee, abriga o Castelo de Neuschwanstein, já citado anteriormente, um dos maiores e mais famosos no gênero; foi erigido no Século XIX pelo Rei Ludwig e serviu de inspiração para Walt Disney construir o Castelo da Cinderela. Não é permitido fotografar no interior de Neuschwanstein. Aliás, o Rei Ludwig adorava fazer palácios por isso toda a região próxima a Füssen é pontuada de castelos de contos de fada e por isso mesmo foi batizada de “Rota Romântica”, constituindo-se um roteiro turístico à parte, na Baviera.

A gastronomia daquela região merece outro capítulo, mas se pode citar o “bayerische creme”, creme feito à base de leite e ovos e que é servido com vários acompanhamentos, entre eles frutas vermelhas ou amêndoas, e o “prinzeregententorte”, uma famosa torta de chocolate cuja receita teria nascido na cozinha do castelo do Príncipe Leopoldo, que governou a Baviera entre 1886 e 1912. É, a influência real aparece até nos cardápios. Tem ainda o “knödels”, bolinhos feitos à base de pão e leite e que são servidos com os mais variados recheios, salsichas com sabores maravilhosos e carne suína preparada de acordo com antigas tradições, é claro. A Baviera também é excelente produtora e cerveja e vinhos.

Quer conhecer um lugar maravilhoso, onde o céu é azul e os lagos são cristalinos, um lugar onde a natureza é muito benevolente e você conta com hospitalidade calorosa e ainda se diverte com festas típicas e comida saborosa? Então o seu destino é a Baviera, que já abrigou muitos monarcas, foi lá que nasceu a Imperatriz Sissi da Áustria; e tem mais, a região é Patrimônio Mundial da Unesco.  

Dá água na boca, né! Então procure seu agente de viagens, você só precisa de passaporte atualizado para viajar até a Alemanha. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Coluna

Itanhaém prevê expansão econômica e outros assuntos

Congelamento da tarifa dos ônibus chegou ao público um pouco antes da hora

Ideia

Construtor sugere fundação nos moldes da Pinacoteca para 'novo' Escolástica Rosa

"Se formarmos um grupo e esse grupo for inteligente, envolve toda a sociedade no projeto"

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter