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Barriga? Só se for negativa!

Geralmente é nessa época que as pessoas costumam dar aquele UP nas atividades físicas e cuidados com a saúde.

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25 DEZ 2016Por Da Reportagem16h30
Foto: Divulgação

Tudo isso para ficar com um “shape” perfeito e a tão sonhada barriga NEGATIVA. Isso mesmo!
Por isso fui conversar com a Nutróloga Dra Marcela Vóris, sobre esse tema, fonte de inspiração e desejo de tanta gente. 
- Quais são os alimentos que ajudam a manter a barriga sequinha e quais são os vilões de uma barriga negativa?
Procure ingerir fibras em todas as refeições do dia, como frutas e cereais integrais. Evitar alimentos ricos em gordura saturado. Investir em carnes magras com alto teor proteico. Por outro lado, evite qualquer consumo de bebidas alcoólicas, doces e guloseimas.
De acordo com a Dra, para se ter uma barriga negativa, além da alimentação ser muito importante, outros elementos fazem parte desse processo. São eles:
- dieta;
- suplementação;
- hidratação;
- atividade física adequada;
- bom funcionamento do intestino;
- afastar intolerâncias alimentares;
- procedimentos estéticos.

- Dentro desta temática, por que é importante apostar nos alimentos funcionais? Quais são seus benefícios para a manutenção da forma física e da saúde?
Os alimentos funcionais são importantes para adquirir uma barriga negativa, pois são potentes antioxidantes que equilibram o estresse oxidativo, com ação anti-inflamatória. 
São fibras solúveis e insolúveis que dão saciedade e mantém os níveis de glicose adequados no sangue e apresentam funções termogênicas favorecendo a lipólise, além de funcionar como prebióticos para melhorar o funcionamento da flora intestinal, prevenindo contra gases e estufamento desse abdômen. 
- Qual o papel da água neste processo de manter a barriga sarada? Qual a recomendação de consumo diário e por quê? 
Beba muita água! Além de hidratar o organismo, a água sacia e auxilia no trabalho do intestino. 
Beba, diariamente, de 2 a 3 litros de água em qualquer período do dia, evitando as refeições.
Os músculos são formados essencialmente por água, ou seja, para se ter uma barriga com músculos aparentes é essencial uma hidratação adequada.
Experimente alcançar metas de hidratação. Hoje no mercado já existem diversos tipos de garrafas térmicas que ajudam a monitorar a hidratação, assim como aplicativos de celular.

Corpo hidratado sempre!
- Os carboidratos ajudam ou atrapalham na manutenção de uma barriga sem gordurinhas?
Não significa que você precise ingerir ZERO. Basta melhorar suas escolhas. Opte por versões integrais, batata doce ou baroa. 
O pré-treino é importante para dar energia e manter os índices glicêmicos adequados.
Se der uma vontade louca de carboidratos, ingira-os depois do treino, quando seu organismo estará precisando de energia e, portanto, mais receptivo a eles. 

INVISTA:
Em alimentos mais naturais, ricos em fibras com baixa taxa de gordura, açúcar e sal.
EVITE:
- carboidratos refinados;
- doces;
- refrigerantes e bebidas alcoólicas;
- laticínios e outros alergênicos;
- alimentos industrializados. 

Aproveite essas dicas e arrase nesse verão!
Agradecimentos
Clínica Médica Vóris: www.facebook.com/clinicamedicavoris

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