X

Mais DL

As novidades na fotoproteção

Os fotoprotetores ganharam antioxidantes, como a Vitamina C e E que potencializam a ação protetora

Da Reportagem

Publicado em 24/09/2017 às 15:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Em algumas regiões do Brasil, o inverno está dando adeus e vem chegando o calor do verão, quando deveria ser temperatura de primavera. E se devemos usar o protetor solar mesmo nos dias chuvosos, imagine então quando a temperatura sobe e o sol brilha mais que tudo.

Os fotoprotetores ganharam antioxidantes, como a Vitamina C e E que potencializam a ação protetora. Especialistas explicam os antioxidantes são moléculas que impedem a formação de radicais livres e podem até reverter os danos causados por eles, os antioxidantes são considerados excelentes aliados no dia-a-dia.

O protetor solar deve ir além dos ativos de proteção: ele deve ser um multibenefícios com elementos de ação antioxidante para imediatamente reparar o processo inflamatório formado em função da radiação.

E isso é importante, principalmente quando se trata de ambientes onde há muita poluição ambiental, há a necessidade de complementar a fotoproteção com alguns antioxidantes importantes como as Vitaminas E, C, A, B3, o Resveratrol, o ácido elágico da Romã, extrato de Blueberry, da Folha de Oliveira e de Edelweiss.

Ainda falando os especialistas, algumas moléculas podem ser adicionadas nessa lista: OTZ 10 que minimiza os danos do calor; Alistin, considerado um antioxidante universal e que age nas camadas de água e gordura da pele; e Exo-P, um antioxidante que impede os danos dos poluentes.

Você sabe o que são as células de Langerhans? Elas são as responsáveis pela defesa imunológica da pele e ficam na epiderme. Elas se locomovem pelo tecido e “alertam” outras células do sistema imunológico quanto à presença de um organismo invasor. Quando tais células são expostas aos raios UV podem perder a capacidade de proteção à pele e abre caminho para doenças como o câncer de pele, por exemplo.

Uma novidade, os filtros solares de alta cobertura, com base e cor estão sendo considerados como sendo muito eficazes, a cor serve como uma barreira física à luz visível.

Quando se fala em envelhecimento foto adquirido, trata-se da formação precoce de rugas, manchas, mudança na textura da pele, angiogenese (formação de novos vasos) e flacidez. Com a radiação, as manchas do melasma também podem piorar. Além disso, a radiação ainda aumenta o risco de lesões cancerígenas na pele. Para evitar danos, anote: é necessário aplicar duas colheres de chá de protetor solar no rosto 30 minutos antes de sair para o sol, e evitar a foto exposição das 10 da manhã às 4 da tarde, nesse período é bom ficar na sombra. E tem mais, é preciso reaplicar de duas em duas horas em ambientes abertos e de 4 em 4 em ambientes fechados.

E ainda tem a possibilidade de imunoproteção oral. Mas cuidado, não vá ingerir nada por conta própria. O certo é conversar com o dermatologista. Para explicar, a novidade são os pré e probióticos associados aos produtos de aplicação local e via oral que prometem ajudar na defesa da pele contra os efeitos nocivos do sol. No entanto, a ingestão de ingredientes que prometem auxiliar na fotoproteção da pele, não substitui o uso tópico de protetor solar.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Confira o resultado da Quina no concurso 6423, nesta terça (23)

O prêmio é de R$ 50.000.000,00

Cotidiano

'Lua Cheia Rosa' acontece nesta terça (23)

Evento pode ser visto em todo o Brasil, a partir das 17h30

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter