X

Mais DL

As estrias podem ser tratadas

Através de procedimentos adequados é possível melhorar a aparência da pele

Da Reportagem

Publicado em 26/06/2016 às 14:50

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Divulgação

Aquelas listras brancas que aparecem na pele - as estrias – costumam ser bem resistentes aos tratamentos. Elas costumam ser um verdadeiro tormento para as mulheres, sendo que os homens também não escapam dela.

Mas, por que as estrias aparecem?

As estrias surgem quando ocorre o rompimento das fibras responsáveis pela elasticidade da pele, ou seja, as fibras colágenas. Essas fibras têm um formato de três hélices contorcidas em um mesmo eixo, e se encontram na segunda camada da pele, a derme. Elas se rompem por diversos motivos: aumento de peso brusco, seja em uma gravidez ou pelo “efeito sanfona”; durante a fase da puberdade, no crescimento acelerado; por causa de alguns medicamentos, como é o caso do uso de corticoides, explicam os médicos. 

Em alguns casos elas podem ser prevenidas, evitando o ganho de peso e aumento muscular rápido, assim as fibras têm uma menor chance de romper e dar origem a estrias. Em outros casos isso não é possível de ser evitado, como no crescimento rápido dos adolescentes, ou na distensão da barriga da gestante. Os cuidados básicos com a pele também diminuem a chance do seu aparecimento. Nesse caso, a hidratação é a melhor aliada, pois uma pele mais hidratada suporta mais os efeitos da distensão. O aparecimento das estrias é determinado principalmente pela genética, muitas vezes nos deparamos com pacientes obesas sem nenhuma estria, e outras, que com uma pequena distensão da pele formam muitas estrias. Isso tudo se deve a genética de cada uma.

A alimentação é muito importante na prevenção, deve ser pobre em doces e gorduras, rica em vitamina C, e ingestão de pelo menos 8 copos de água por dia, tudo para ajudar na produção de colágeno, com a finalidade de melhorar a elasticidade da pele. Os exercícios físicos são também importantes, pois além de diminuir o acúmulo de gordura, o músculo estimulado propicia uma melhor circulação local, tanto sanguínea como também linfáticas. Uma circulação linfática eficiente faz com que tenha menos inchaço e, por conseguinte, menor distensão. Porém, os exercícios de musculação que visam a hipertrofia do músculo podem propiciar o aparecimento de novas estrias.

Para se combater as estrias, além das orientações acima, é preciso manter a pele bem hidratada, se possível hidratar pelo menos 2 vezes ao dia. Cremes a base de óleo de amêndoa, Aloe vera, hamamelis, ureia, acido lático, auxiliam no processo de hidratação e regeneração celular. A boa hidratação permite maior distensão sem arrebentar a pele, o que daria lugar as estrias.

As estrias são lesões irreversíveis e, portanto, não existe um tratamento que faça a pele voltar ao que era antes. Os tratamentos visam melhorar o aspecto das lesões, estimulando a formação de tecido colágeno subjacente e tornando-as mais semelhantes à pele ao redor. Vale ressaltar que, no caso de estrias recentes, são lesões avermelhadas que podem ser removidas com a luz intensa pulsada ou lasers que tem como alvo o pigmento avermelhado das mesmas. Quanto mais precoce o tratamento, melhor o resultado. Essas estrias recentes podem chegar a desaparecer completamente. 

Lembrando que é preciso à orientação médica de dermatologista para o tratamento das estrias e ter cuidado com os “opções milagrosas” que o mercado da estética às vezes oferece, é bom saber que o problema tem tratamento; se você sofre por causa de estrias, saiba quais são algumas de suas opções:
 

Microdermoabrasão -  consiste em remover as células mortas da camada mais externa da pele, através de um equipamento que faz uma esfoliação das lesões, estimulando a formação de colágeno e elastina na pele, tratando progressivamente as estrias.
 

Intradermoterapia – consiste em injeções de substancia na derme, através de uma agulha de 4 mm, visando estimular novo colágeno e melhorar a circulação do local.
 

Peeling químico - Aplicação de ácidos, que promovem uma descamação local e produção de novas fibras de colágeno, e uma retração das estrias.

Radiofrequência (Accent) - estimula o colágeno e promove uma reorganização da trama elástica, melhorando o aspecto das estrias.
 

CO2 fracionado – laser que melhora muito a qualidade da pele e atenua as estrias, podendo ser feitas sessões mensais, é um tratamento muito promissor para as estrias.

Infravermelho mais ácido retinóico – Um aparelho dispara os raios infravermelhos que estimulam a produção das células formadoras do colágeno e elastina. Depois é feita a aplicação do ácido retinoico que aumenta as fibras de sustentação da pele.

Luz intensa pulsada mais ácido retinoico – a luz pulsada serve para regenerar as estruturas da pele e trata os vasos dilatados, responsáveis pela aparência avermelhada da lesão. Depois é aplicado o ácido retinoico.

Vitamina C mais luz intensa pulsada – A Vitamina C é injetada na camada superficial da pele. Depois vem a ação da luz intensa pulsada que ajudará no afinamento das linhas.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Troca de tiros em Praia Grande deixa um ferido

O caso aconteceu na área de mata do bairro Quietude, próximo da Rua Amilca Esteves

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter