15h : 36min

Conheça o
Caderno + DL

Ler

Assine o Jornal por R$8
por mês no plano atual

AssineLer Jornal

Ar-condicionado do carro também requer cuidados

Você limpa o filtro do ar condicionado de seu carro?

Comentar
Compartilhar
06 AGO 2017Por Da Reportagem16h00

Quase ninguém se lembra de limpar e/ou trocar o filtro do ar condicionado do carro, mas eles existem e precisam de atenção, principalmente quando a temperatura fica mais baixa e favorece a manifestação das doenças respiratórias.
Assim como a ar condicionado da casa, ou do escritório, precisa de limpeza periódica, o mesmo acontece com o ar condicionado do carro. 
Quando é Verão, as pessoas optam por abrir as janelas para ventilação natural ou ligam o ar condicionado, mas quando é Inverno, as janelas ficam fechadas e o aquecimento interno é acionado, abrindo caminho para a entrada de fungos, bactérias e partículas alergênicas e é aí que entra a importante função dos filtros. Para funcionarem bem, precisam estar limpos. 
Além disso, tem a questão do mau cheiro causado pela poluição das grandes cidades que podem ficar “aprisionados” dentro do veículo. 
Especialista em Saúde Pública explicam que as doenças respiratórias são uma das principais causas de morte no mundo. Estima-se que 30% da população sofra com alergias ou asma. Um carro com o ar-condicionado ligado faz o mesmo papel de um aspirador de pó, trazendo para o interior do veículo toda a poluição presente no ar, que faz, por ano, mais de 3,3 milhões de vítimas. Daí a importância de manter os filtros sempre limpos e em bom funcionamento. 
Além dos benefícios a saúde, os filtros também agem a favor da segurança dos ocupantes por evitarem a entrada e o acúmulo de partículas de sujeira, que aceleram o embaçamento dos vidros do automóvel quando ficam depositadas no interior das janelas, retendo umidade e, assim, limitando significativamente a visão do condutor. Por este motivo, na hora de trocar o seu filtro, opte por produtos de eficiência comprovada e tome cuidado com as armadilhas oferecidas pelo chamado “mercado alternativo” que atraem o consumidor devido ao baixo preço. Os produtos originais garantem que a instalação e funcionamento serão perfeitos, evitando problemas futuros.
É indicado a verificação a cada seis meses e para saber onde está instalado o filtro do ar condicionado do seu carro, leia o manual do fabricante do seu veículo. Geralmente eles ficam no painel. Se você tem dúvidas, não vá desmontando o painel do seu carro de modo aleatório,  procure orientações e serviços de gente especializada.
As condições do filtro do ar condicionado não interferem no funcionamento do veículo, mas determinam a qualidade do ar em seu interior.
Lembre-se de que cuidando da higienização do mesmo, você está investindo na sua saúde.

Colunas

Contraponto