X

Mais DL

Aprenda a lidar com os conflitos no trabalho

Como seres humanos, somos diferentes um dos outros, cada um com suas qualidades, gostos e particularidades únicas

Da Reportagem

Publicado em 21/05/2017 às 14:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Por isso, muitas vezes temos conflitos no ambiente de trabalho, pois pensamos de uma forma e as pessoas que trabalham conosco pensam de outra, ocasionando problemas de comunicação e atritos no dia a dia.

Então, como lidar com esses conflitos?

Em primeiro lugar, tenha claro que a empresa em que você trabalha possui um objetivo e que os colaboradores devem trabalhar em comum acordo, visando atingir este objetivo.

No trabalho, é importante sabermos a hora certa de colocar nossas opiniões. Em determinados momentos, uma opinião certa dada na hora errada, pode ter o efeito ao contrário ao que estávamos esperando e, ao invés de ajudar, pode atrapalhar.

Observe seu próprio comportamento: analise se você está colaborando para a solução dos problemas da empresa ou se está apenas desejando manter seu ponto de vista. Você faz parte da solução do conflito ou seu comportamento está gerando ainda mais confusão?

Em uma situação de conflito no trabalho, tenha paciência e evite julgar as outras pessoas.

Algumas pessoas costumam adotar um tipo de comportamento no ambiente de trabalho: elas se sentem perseguidas pelas outras pessoas, e assumem um papel de vítimas da situação.

Se este é o seu caso, evite este comportamento e lembre-se de não levar as situações para o lado pessoal: no trabalho, coloque seu lado profissional sempre em primeiro lugar.

Quando os ânimos estão exaltados em um ambiente de trabalho, o melhor que se tem a fazer é recuar e evitar que tudo se incendeie ainda mais. Cada um de nós pode perceber com clareza quando está prestes a perder a calma, e neste momento é importante respirar um pouco para manter a situação sobre controle.

Direcione sempre a sua atenção para a solução do problema da empresa, evitando colocar seu ponto de vista acima de tudo, simplesmente porque foi uma ideia sua. Analise se a sua ideia é realmente a mais producente para a empresa como um todo e não apenas porque está ideia está vindo de você.

Quando a situação estiver mais calma, evite relembrar o que aconteceu para colocar a culpa nos seus companheiros de trabalho. Simplesmente siga em frente, buscando as situações mais positivas e felizes do dia a dia. Lembre-se que é em um ambiente de trabalho onde passamos a maior parte do nosso tempo, por isso, mantenha-o na melhor condição possível.

Até a próxima!

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Emergenciais

Estado diz que investiu R$ 2,2 milhões em obras no Escolástica Rosa

O conjunto arquitetônico formado por salas de aula, orfanato, capela e oficinas profissionalizantes foi inaugurado em 1908

RUÍNAS

Restauração do Escolástica Rosa começa no 'fim do mês', diz Nupec

Patrimônio histórico tombado foi inaugurado em 1908 à beira-mar e formou gerações de santistas, mas está abandonado, tomado pelo mato e em ruínas

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter