07h : 12min

Conheça o
Caderno + DL

Ler

Assine o Jornal por R$8
por mês no plano atual

AssineLer Jornal

Água, fonte de vida e saúde

Com o calor, férias, praia, piscina, sol e bebidas alcoólicas, o organismo desidrata ainda mais rápido

Comentar
Compartilhar
01 JAN 2017Por Da Reportagem21h01
O recomendado é ingerir uma média de dois litros de água por diaFoto: Divulgação

Você é o tipo de pessoa que só bebe água quando sente sede? Se a resposta for positiva, saiba que está cuidando da maneira errada do seu corpo. Isso porque, ao sentir sede, ele está avisando que o organismo está desidratando. 

O recomendado é ingerir uma média de dois litros de água por dia. Mas, para muitas pessoas, essa nem sempre é uma missão fácil e agradável. A desidratação pode ocasionar danos graves, como fadiga, tontura, dor de cabeça e perda de equilíbrio. Esses sintomas são ainda mais preocupantes quando estão relacionados à falta de ingestão de água antes, durante, e depois da prática de exercícios físicos. Isso porque, normalmente, durante um treino de 1 hora, o corpo costuma eliminar de 0,5 a 2,5 litros de água, através do suor.

Para quem pratica atividades físicas, a hidratação é fundamental, antes, durante e depois o treino. Saiba como se hidratar de forma adequada:

• Antes do treino: ingerir 500 ml de água.
• Durante o exercício: a cada 20 minutos, ingerir 100 ml de água.
• Após o exercício: hidratar com e fazer uma refeição rica em carboidratos.

A hidratação ajuda a manter um bom desempenho e ainda evita riscos de lesões, câimbras e outras doenças. A água é fundamental para manter a hidratação do corpo e do organismo, melhorando o funcionamento dos órgãos, que dependem da saúde das células, que por sua vez, precisam receber alimento (vitaminas, minerais, açúcar e proteína) para desempenhar sua função. Em outras palavras, a água é importante porque faz o transporte desses nutrientes e permite a maior parte das reações químicas que a mantêm vivas.

Aqueles que não têm o hábito de tomar água devem começar a adaptar o organismo. Uma das saídas é mesclar os 2 litros diários de água com outros líquidos, como sucos naturais, leite, chás e sopas. Também é importante não esquecer de tomar água potável, devidamente tratada. Além do bem causado à saúde, a água ainda é responsável, em grande parte, pela beleza física. A água é excelente para a pele e ajuda a combater a celulite. Portanto, comece a tomar muita água.

 

Colunas

Contraponto