13h : 31min

Conheça o
Caderno + DL

Ler

Assine o Jornal por R$8
por mês no plano atual

AssineLer Jornal

Abacate, hormônios, pele linda e barriga chapada!

Vários mitos alimentares são construídos ao longo do tempo. O ovo é o maior exemplo dos ex-vilões da nossa dieta. Hoje vamos descontruir mais um mito: o abacate!

Comentar
Compartilhar
29 JAN 2017Por Da Reportagem18h30
Foto: Divulgação

Considerados por muito uma fruta proibida pelo seu teor de gordura, o abacate foi estigmatizado como “comida que engorda”, mas é exatamente pelo seu óleo que ele é um poderoso aliado à boa saúde e a tão sonhada barriga chapada.

Apesar de calórico (100 g. contém 110 kcal.), se consumido na medida certa e na hora certa, o abacate ou o extrato de óleo de abacate, pode ajudar a combater câncer de próstata, controle de glicemia e do colesterol ruim (LDL), melhora a imunidade, auxilia no combate à infecções, previne doenças nos olhos como a catarata e, de quebra, ajuda na perda de peso, principalmente com a redução de gordura abdominal! Ufa, é muita coisa boa!

O principal responsável pela maioria dos benefícios trazidos pelo óleo contido no abacate é uma substância chamada “Beta-sitoterol”.

O óleo de abacate emagrece porque reduz os níveis de cortisol, que é o hormônio relacionado ao aumento da compulsão alimentar e ao acúmulo de gordura na região abdominal. De acordo com a nutricionista Bruna Murta: "O beta-sitosterol se associa às gorduras saturadas de outros alimentos bloqueando sua absorção pelo corpo. Este efeito pode ajudar na perda de peso", afirma a especialista da rede Mundo Verde

Também não podemos deixar de lado os benefícios para os cabelos e para a pele! O abacate é cheio de Vitamina E, que tem ação antioxidante, inibindo a formação de radicais livres e ajudando a diminuir os sinais do envelhecimento como rugas e ressecamentos.

COMO USAR

Existem várias formas de se consumir o abacate: óleo de abacate, cápsulas ou a fruta in natura.

O Óleo de abacate: Encontrado em lojas de produtos naturais, pode ser usado na salada, no preparo de molhos ou para refogar o alimento, pois ao contrário do azeite ele não perde suas propriedades quando aquecido.

As Capsulas:  Para quem não gosta do sabor do abacate ou simplesmente procura por uma maior praticidade no seu consumo as “cápsulas de óleo de abacate” são facilmente encontradas em farmácias fitoterápicas.

A fruta:  Quando eu penso em abacate duas receitas clássicas me vem na cabeça: Creme de abacate (gostinho de infância) e guaca mole (aquele prato típico mexicano), mas se você pesquisar um pouquinho, existem milhões de receitas com abacate, que é uma fruta versátil e pode ser usada em pratos doces ou salgados.

Para um verão total Glam, invista no abacate e fique linda por dentro e por fora!

Colunas

Contraponto