X

Itanhaém

Já realizou teste anti-HIV ou de sífilis? Equipe percorre bairros até sexta

Basta algumas gotas de sangue do dedo do paciente para obter resultados no mesmo dia

Da Reportagem

Publicado em 04/12/2018 às 11:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Secretaria de Saúde de Itanhaém realiza testes para HIV e sífilis nas Unidades de Saúde até sexta-feira (7), durante a Campanha “Dezembro Vermelho”. O objetivo é testar pessoas sexualmente ativas que nunca realizaram o exame na vida. Com isso, poderá ser feito o acompanhamento de todos os casos positivos até que cheguem à unidade de referência para a realização de exames. Quanto mais cedo se diagnosticar, maior as chances de tratar.

Os testes rápidos de HIV e sífilis são realizados em diversas Unidades de Saúde da Família (USFs) e também no Centro de Infectologia de Itanhaém (CINI), das 8 às 15 horas, conforme tabela abaixo. A Campanha busca sensibilizar pessoas mais expostas ao HIV a fazerem o teste. A sífilis também é alvo da Campanha, uma vez que ampliará o acesso da população sexualmente ativa ao teste e ao tratamento desta Infecção Sexualmente Transmissível (IST) silenciosa.

A testagem rápida é segura e confiável. Os testes são distribuídos pelo Ministério da Saúde aos municípios. Com apenas algumas gotas de sangue coletadas do dedo do paciente, pode-se obter resultados no mesmo dia.

COMO SABER SE REALIZA OU NÃO O TESTE?

Se você tem uma vida sexualmente ativa ou se esteve em situação de risco, como relação sexual desprotegida (oral, vaginal, anal) sem camisinha, compartilhou agulhas ou seringas ou uso de materiais cortantes não esterilizados, se está grávida.

HIV NÃO É AIDS 

A AIDS é a manifestação sintomática do Vírus da Imunodeficiência Adquirida (HIV) e, portanto, só aparece quando ele não é controlado. O que ocorre é uma queda no sistema imunológico, que fica vulnerável a doenças oportunistas, como pneumonia e tuberculose. Em outras palavras, AIDS é o estágio progredido das ações do vírus HIV na corrente sanguínea da pessoa, o que explica a necessidade do diagnóstico precoce.


Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

São Vicente abre agenda para castrações de cães e gatos

Tutores devem apresentar documento de identidade com foto e comprovante de residência

São Vicente

São Vicente anuncia Praça Pet, após '1ª Cãominhada da Alegria'

Isso será muito legal, pois vai acontecer uma soma de forças para que a nossa Cidade caminhe para frente

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter