Entrada da Cidade

Já realizou teste anti-HIV ou de sífilis? Equipe percorre bairros até sexta

Basta algumas gotas de sangue do dedo do paciente para obter resultados no mesmo dia

Comentar
Compartilhar
04 DEZ 2018Por Da Reportagem11h30

A Secretaria de Saúde de Itanhaém realiza testes para HIV e sífilis nas Unidades de Saúde até sexta-feira (7), durante a Campanha “Dezembro Vermelho”. O objetivo é testar pessoas sexualmente ativas que nunca realizaram o exame na vida. Com isso, poderá ser feito o acompanhamento de todos os casos positivos até que cheguem à unidade de referência para a realização de exames. Quanto mais cedo se diagnosticar, maior as chances de tratar.

Os testes rápidos de HIV e sífilis são realizados em diversas Unidades de Saúde da Família (USFs) e também no Centro de Infectologia de Itanhaém (CINI), das 8 às 15 horas, conforme tabela abaixo. A Campanha busca sensibilizar pessoas mais expostas ao HIV a fazerem o teste. A sífilis também é alvo da Campanha, uma vez que ampliará o acesso da população sexualmente ativa ao teste e ao tratamento desta Infecção Sexualmente Transmissível (IST) silenciosa.

A testagem rápida é segura e confiável. Os testes são distribuídos pelo Ministério da Saúde aos municípios. Com apenas algumas gotas de sangue coletadas do dedo do paciente, pode-se obter resultados no mesmo dia.

COMO SABER SE REALIZA OU NÃO O TESTE?

Se você tem uma vida sexualmente ativa ou se esteve em situação de risco, como relação sexual desprotegida (oral, vaginal, anal) sem camisinha, compartilhou agulhas ou seringas ou uso de materiais cortantes não esterilizados, se está grávida.

HIV NÃO É AIDS 

A AIDS é a manifestação sintomática do Vírus da Imunodeficiência Adquirida (HIV) e, portanto, só aparece quando ele não é controlado. O que ocorre é uma queda no sistema imunológico, que fica vulnerável a doenças oportunistas, como pneumonia e tuberculose. Em outras palavras, AIDS é o estágio progredido das ações do vírus HIV na corrente sanguínea da pessoa, o que explica a necessidade do diagnóstico precoce.


Colunas

Contraponto