07h : 45min

Assine o Diário e o Santista por R$8 por mês no plano atual

Sushiman do Guarujá é eleito o melhor do País

Leonardo Pacheco Gonçalves é formado em Gastronomia na Unimonte

Comentar
Compartilhar
12 OUT 2017Por Da Reportagem16h32
Leonardo Pacheco Gonçalves venceu a segunda edição da Copa Brasil Best SushimanFoto: Divulgação

Leonardo Pacheco Gonçalves venceu a segunda edição da Copa Brasil Best Sushiman, realizada durante a feira Asian & Seafood Show, e vai representar o País no campeonato mundial World Sushi Cup, no Japão.

Formado em Gastronomia na Unimonte em 2010, ele é sushiman do restaurante Tomihama Sushi, no Guarujá. Disse ter sido surpreendido com o anúncio de que ficou em primeiro lugar na Copa Brasil Best Sushiman, parte da programação da Asian & Seafood Show, realizada no início do mês, em São Paulo.

 “Eu não esperava, os outros competidores são de alto nível”, diz. Para o sushiman, o estudo constante de novas técnicas e o respeito à gastronomia tradicional japonesa podem ter influenciado a decisão dos jurados. “Estou sempre estudando, aprendendo novas técnicas, testando novos ingredientes. Mas sem deixar de lado a tradição”.

Junto com a medalha de primeiro colocado, Leonardo ganhou uma viagem para representar o Brasil no campeonato mundial World Sushi Cup, no Japão, oferecida pela Quickly Travel. Antes, ele vai conhecer as instalações da CERMAQ – um dos maiores produtores mundiais de salmão – no Chile, com passagem e hospedagem cedidos pela empresa. Ele ganhou ainda um curso de seis meses de japonês da Aliança Cultural Brasil-Japão.


A Copa Brasil Best Sushiman é a etapa brasileira do campeonato mundial World Sushi Cup. A disputa aconteceu ao longo do dia 2, dentro da Asian & Seafood Show, entre 16 concorrentes. Eles se apresentaram ao vivo na frente do público e dos jurados e tiveram que preparar dois tipos de sushi, o tradicional e o contemporâneo.

Colunas

Contraponto