X

Guarujá

Iate Clube tenta não pagar IPTU novamente

Porém, como a isenção caiu ano passado, a Administração indeferiu o pedido

Carlos Ratton

Publicado em 16/05/2016 às 09:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Segundo documento obtido pelo DL, Iate Clube buscou isenção em 2015 quando a lei já o obrigava a pagar IPTU / Luiz Torres/DL

Desde o ano passado e por decisão da Câmara, os clubes milionários de Guarujá estão pagando impostos, como a maioria no Brasil, apesar do Executivo ter tentado vetar projeto de lei complementar que acabava com o privilégio que perdurava desde 1997 por meio do Código Tributário Municipal. No entanto, documento obtido pelo Diário demonstra que o Iate Clube de Santos, cuja sede fica na Cidade, estaria solicitando isenção no pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), mesmo sabendo da obrigatoriedade.

A iniciativa foi indeferida pela Secretaria de Finanças do Município. Na última sexta-feira, dia 13, dia da elaboração da reportagem, o Diário tentou obter da direção do Iate qual o motivo para o clube tentar obter o benefício. Mas até às 18 horas, data limite para a resposta, o Iate não se ­manifestou.            

Quando foi discutida na Câmara, a decisão de retomar a obrigatoriedade dos clubes já havia sido decidida em duas votações por unanimidade, mas o Executivo resolveu contrariar as votações colegiadas por acreditar que a decisão de acabar com a isenção seria sua prerrogativa e não do Legislativo.

Vale lembrar que o projeto recebeu emenda modificativa do vereador Jaime Ferreira de Lima Filho, o Jaiminho (PROS), englobando os clubes esportivos cuja finalidade é difundir a prática náutica em geral e que prestam serviços de atracação, docagem, guarda, movimentação e manutenção – em terra e mar – de embarcações de esporte e recreio.

Somente continuaram isentos os clubes esportivos de várzea e amador, grêmios recreativos e escolas de samba, que realmente não possuem fins lucrativos. A decisão dos vereadores ocorreu em função da forte pressão popular após a série de denúncias publicadas pelo Diário do Litoral em 2014, dando conta da isenção ‘injusta’ concedida ao Iate Clube de Santos.

É importante ressaltar que a Constituição Brasileira não isenta clubes esportivos como o Iate. Para não pagar impostos, seria necessário estar inserido como instituição assistencial e educacional, observados os requisitos apontados no artigo 150 da Carta Magna, o que não é o caso.

Prefeitura

A Secretaria Municipal de Finanças informa que os carnês foram emitidos normalmente a todos os contribuintes, como prevê a legalidade e o procedimento administrativo. Caso o tributo não tenha sido pago, ele é inscrito na Dívida Ativa para o ano seguinte. Além disso, a inscrição é encaminhada à Procuradoria do Município, que entrará com pedido de cobrança em juízo do valor referido.

Diferente do que acontece com as contas públicas, nas quais a Prefeitura de Guarujá é totalmente transparente, o Governo Municipal salvaguarda o sigilo dos contribuintes. Dessa forma, a Secretaria não torna público se os contribuintes estão em crédito ou em débito. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Itanhaém

Polícia prende trio suspeito de integrar organização criminosa em Itanhaém

Além disso, R$ 3.480,00 também foram recuperados

Santos

Loja Hering fecha as portas após mais de 15 anos no Centro de Santos

O anúncio foi feito nas redes sociais. Foi a segunda grande loja daquela quadra a encerrar as atividades. A primeira foi a Marisa

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter