X

Guarujá

Fortaleza da Barra recebe Oficina Fortificações Brasileiras nesta segunda (18)

Atividade acontece junto à visita de comitiva do IPHAN

Da Reportagem

Publicado em 14/06/2018 às 15:28

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

a Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande foi, por 320 anos, o principal ponto de defesa do Porto e da Vila de Santos / Helder Lima/PMG

A Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande receberá na segunda-feira (18) uma comitiva do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A visita tem como intuito a oficialização do processo de candidatura da fortificação para a lista de Patrimônios Mundiais da Unesco. Neste dia, às 14h30, será realizada a Oficina Fortificações Brasileiras, com atividades para os visitantes.

Durante a tarde será realizada uma palestra do coronel Elcio Secomandi, que falará sobre a importância das fortificações para a Baixada Santista, dando ênfase para a Fortaleza da Barra, uma das 19 fortificações mais importantes do Brasil, indicada pelo Unesco e pelo Iphan. Além disso, acontecerá uma apresentação da banda da 2ª Brigada de Artilharia Antiaérea e uma visita monitorada pelo quartel e pelo casarão.

Para participar da oficina, é necessário confirmar presença enviando um e-mail para [email protected].

A Fortaleza fica localizada na Rua Messias Borges, 380 – Santa Cruz dos Navegantes.

Fortaleza da Barra

Construída durante a unificação das coroas portuguesas e espanhola, mais precisamente no ano de 1584, a Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande foi, por 320 anos, o principal ponto de defesa do Porto e da Vila de Santos.

Atualmente, o local é o conjunto arquitetônico militar preservado mais importante do estado de São Paulo. Lá funciona o primeiro museu de Guarujá, que tem como objetivo promover a valorização e a preservação do patrimônio cultural e memória histórica da Cidade.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Passagem de ônibus não terá aumento em Santos, anuncia prefeito

O preço, portanto, permanecerá em R$ 5,25, valor que vigora desde fevereiro do ano passado

Polícia

Ossada humana é encontrada durante buscas por PM em Guarujá

Luca Romano Angerami, de 21 anos, está desaparecido desde o dia 14

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter