X

Guarujá

Farmácias de Guarujá atendem mais de três mil pessoas por dia

Só na Farmácia do Cidadão de Vicente de Carvalho são mais de 1 mil atendimentos diariamente

Da Reportagem

Publicado em 22/05/2018 às 10:51

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Farmácias de Guarujá atendem mais de três mil pessoas por dia / Helder Lima/PMG

Em média, mais de três mil pessoas têm acesso, diariamente, a uma lista variada de medicamentos, com 216 itens que são oferecidos gratuitamente nas farmácias públicas de Guarujá – único município do Estado de São Paulo a ter farmacêutico em tempo integral em todas as suas 15 Unidades de Saúde da Família (Usafas). Nesta lista constam medicamentos básicos, controlados e do componente especializado (também conhecido como alto custo).

A unidade líder de atendimentos atualmente é a Farmácia do Cidadão de Vicente de Carvalho, que oferece tratamentos diariamente ao público, que gira entre 800 e 1 mil pacientes. "O retorno a este endereço (Av. São João, 155) no ano passado foi muito bom, pois este lugar passou por ampliação, é mais acessível, além de estar mais próximo de outras unidades de saúde do Município. Somos uma referência aqui em Vicente de Carvalho", afirma o farmacêutico responsável pela farmácia, Antônio Sérgio Sardinha.

Informatização

Desde o ano passado, o Município conta com uma unidade totalmente informatizada, a farmácia do Centro de Atenção Psicossocial III (CAPS III), que atende a cerca de 50 pacientes por dia.

"Isso garante economicidade, pois proporciona maior controle na dispensação dos medicamentos e também do lote. Ou seja: se tiver algum problema no lote, sabemos quem o recebeu", afirma a coordenadora de Assistência Farmacêutica do Município, Juçara Barga do Nascimento.

Segundo ela, outro ponto que ganhou maior informatização foi o almoxarifado, que desde o ano passado conta com novo sistema, que garante maior precisão nos relatórios de distribuição. Além disso, ainda este ano o local passará por ampla reforma.

Ela afirma ainda que o Município tem trabalhado firme para informatizar todas as unidades farmacêuticas, o que deve acontecer em breve. Uma boa ajuda é uma verba de R$ 65 mil a ser recebida até julho deste ano, proveniente do Programa Qualificar-SUS, do Ministério da Saúde.

"Nos credenciamos em dezembro e fomos aprovados para receber esses recursos no início deste ano. Para isso, tivemos que atender a pelo menos sete, de 12 critérios estabelecidos pelo Programa. Isso possibilitará a compra de computadores para equipar as unidades", afirma Juçara.

 

Unidades

Farmácia do Cidadão:

Vicente de Carvalho (Av. São João, 155) – de 800 a 1 mil atendimentos por dia

Vila Júlia (R. Marivaldo Fernandes, 275) – 500 atendimentos por dia

Jardim dos Pássaros (Rua Rouxinol, 25) – 300 atendimentos por dia

Unidades de Saúde da Família (Usafas):

15 unidades – média de 70 atendimentos por dia em cada unidade

Farmácia do Caps III:

CAPS III (Av. Adriano Dias, 692, Jardim Boa Esperança, Vicente de Carvalho) – 50 atendimentos por dia

Consultório Farmacêutico no Willian Rocha:

Hospital de Infectologia Willian Rocha (Rua Hélio Ferreira, 370, Jardim Boa Esperança, Vicente de Carvalho) – 100 a 150 atendimentos por dia

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Caminhão bate em árvore e tomba no Morro Santa Teresinha em Santos; veja vídeo

Causa do acidente ainda está sendo investigada. Motorista ficou ferido e precisou ser socorrido

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter