X

Guarujá

Campanha de coleta de óleo de cozinha usado começa em janeiro

Sete novos pontos de recolhimento de óleo de cozinha estarão à disposição da população

Da Reportagem

Publicado em 26/12/2018 às 19:41

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre a reciclagem do óleo de cozinha usado e a meta de recolher 1.000 litros do produto durante o mês / Divulgação

Guarujá recebe, a partir de janeiro, a "Campanha Óleo Sustentável no Verão". Coordenada pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) em parceria com as empresas de alimentos ADM, Bunge, Cargill, Imcopa e Louis Dreyfus, a campanha prevê a instalação de sete novos pontos de recolhimento de óleo de cozinha na Cidade, além dos cinco pontos já existentes, e contará com promotores que realizarão atividades de educação ambiental.

A campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre a reciclagem do óleo de cozinha usado e a meta de recolher 1.000 litros do produto durante o mês.

Para Cindy Moreira, coordenadora de sustentabilidade da Abiove, nessa época a cidade triplica sua população em razão do turismo e, com isso, o uso de óleo comestível aumenta. "É preciso informar sobre os benefícios que o descarte correto de óleo pode trazer para a cidade e o meio ambiente. O intuito é preservar a natureza e fazer dessa ação um hábito da população", explica.

Durante todos os fins de semana de janeiro, promotores estarão na praia da Enseada, das 10h às 16h, e em redes de supermercados da Cidade. Serão distribuídos funis para facilitar a separação do resíduo nas residências, cartilhas de educação ambiental em formato de gibi para as crianças, sacolas biodegradáveis contendo informações dos pontos de entrega de óleo, além das abordagens para levar informação a turistas e moradores de Guarujá.

Cindy relata que a iniciativa surgiu da Secretaria de Meio Ambiente de Guarujá (Semam), com apoio da Prefeitura de Guarujá, e foi muito bem recebida pelo setor. "Essa ação é pioneira e inaugura os projetos setoriais no âmbito do Óleo Sustentável. Queremos ampliar as parcerias público-privadas e contribuir para aumentar a conscientização ambiental e o volume de óleo coletado no estado de São Paulo", afirma.

"Ficamos muito felizes com essa reciprocidade da Abiove. Estamos dando continuidade a algo que estamos fazendo desde o início do mandato, que é implementar de fato a logística reversa no Guarujá. Temos uma leio própria pra isso, o que nos deixa muito felizes, e esperamos que em 2019, com o nosso centro de gerenciamento de resíduos sólidos, possamos avançar ainda mais nesse setor", afirma o secretário de Meio Ambiente de Guarujá, Sidnei Aranha.

Para completar a campanha, a Associação lança também o novo portal do Óleo Sustentável, que traz informações de educação ambiental das empresas participantes da iniciativa, além da localização dos pontos de entrega voluntária no estado de São Paulo, curiosidades e vídeos educativos.

O óleo de cozinha usado pode ser entregue nos endereços abaixo:

1) Supermercado Krill Caiçara (Avenida dos Caiçaras s/n) - novo

2) Supermercado Krill Guarujá (Av. Presidente Tancredo Neves nº 100) - novo

3) Supermercado Krill Vicente (Via Santos Dumont, nº 1503) - novo

4) Roldão Atacadista (Rua Valdomiro Macário, nº 59) - novo

5) Vencedor Atacadista (Avenida Adhemar de Barros, nº 1660) - novo

6) Mercadão Perequê (Avenida Bidu Sayão, nº619) - novo

7) Mercadão Guarujá (Avenida Santos Dumont, nº 619) - novo

8) Revenda Ultragaz (Praça das Bandeiras, nº 31, Jd. Enseada)

9) Revenda Ultragaz (Via Santos Dumont, nº 135, Vila Santo Antônio)

10) Revenda Ultragaz (Marginal Piaçaguera, nº 239, Vila Áurea)

11) SABESP (Av. Leomil, nº 1055, Barra Funda)

12) SABESP (Av. Thiago Ferreira, nº 435, Vila Alice)

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter