X

Guarujá

BAEP vai para Santos e ROCAM volta à segurança de Guarujá

PM garante que houve reforço no patrulhamento de 40 policiais que desempenhavam serviços internos

Da Reportagem

Publicado em 10/08/2017 às 10:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O 2º Batalhão de Ações Especiais Policiais (BAEP) deixou o imóvel onde estava instalado em Guarujá, localizado à Avenida Marjory da Silva Prado, na Estrada de Pernambuco, para ocupar as dependências do 6º Batalhão de Polícia Militar do Interior (6º BPMI), na Avenida Coronel Joaquim Montenegro, 282 (Canal 6), na Aparecida, em Santos.

Por outro lado, a cidade volta a contar com o trabalho das Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (ROCAM), um pelotão exclusivo de Força Tática. Ela estava em caráter experimental desde julho de 2014, o que impedia de, em caso de distribuição organizacional, receber viaturas e motocicletas novas e reposições de força de trabalho. 

A Prefeitura renovou em junho o convênio com o Governo do Estado, que agora cede a antiga base (de uma fração do 2º BAEP) no bairro do Pernambuco para a 5ª Cia da PM, que terá melhores instalações e posicionamento geograficamente mais estratégico na sua área de atuação.

Antes, o 2º BAEP estava descentralizado em toda a região. Já a 5ª Cia da PM pertence ao 21º Batalhão de Polícia Militar do Interior (21ºBPM/I), que até então estava sediada na Rua Doutor Júlio Prestes de Albuquerque, Cidade Atlântica (Enseada). Local este responsável pelo patrulhamento e atendimento a todo lado norte do município, incluindo os bairros adjacentes à Praia da Enseada, Perequê, Pernambuco e o Rabo do Dragão, até a divisa com Bertioga.

Agora com a centralização do 2º BAEP para Santos e o remanejamento de vagas, Guarujá terá oficialmente em seu quadro de efetivo o patrulhamento da ROCAM, atuando de maneira mais dedicada, já que o policiamento tático abrangerá exclusivamente a cidade.

Secretário

Conforme explica o secretário de Defesa e Convivência Social de Guarujá, Luiz Cláudio Venâncio, o 2º BAEP originalmente foi criado para atuar como tropa regional de apoio. “A 5ª Cia assumiu o lugar que era do BAEP sendo montado o pelotão de tático móvel, que tinha sido extinto aqui. Estrategicamente está melhor localizado para a companhia de policiamento, por estar no meio de sua área territorial. Guarujá não perdeu nada, na verdade ganhou um pelotão de força tática”, destacou.

De acordo com o comandante do 21ºBPM/I, Major PM Luiz Fernando Stefani, “Guarujá passa a ter oficialmente uma atuação exclusiva do Pelotão de ROCAM como Força Tática, apenas e dedicada à comunidade guarujaense. A fração do 2º BAEP, que era sediada em Guarujá, atuava na região, agrupada com demais frações do 2º BAEP, não permitindo ações isoladas, conforme preceitua normas de tropas especiais. O imóvel disponibilizado na Praia de Pernambuco, reúne melhores condições estratégicas, geográficas e estruturais que o antigo, ocupado pela 5ª Cia PM”.

Em nota, a Polícia Miliar informa que houve uma reestruturação nas companhias do BAEP, que atuam na Baixada Santista, para aumentar a capacidade operacional no combate à criminalidade. Os serviços administrativos, que eram distribuídos por quatro unidades, foram centralizados em Santos. Com isso, houve o reforço no patrulhamento nas ruas de 40 policiais que desempenhavam serviços internos. Cinco viaturas também foram liberadas para as operações do Batalhão. As ações do BAEP nas cidades citadas continuarão sendo executadas normalmente.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Casa das Culturas de Santos recebe exposição e oficina até domingo (28)

Ação começa nesta quinta-feira (25), com a exposição 'Vicente de Carvalho, Além-Mar'

Cotidiano

Após operações Escudo e Verão, Tarcísio se compromete para que PM use câmeras

O governo do Estado apresentou um cronograma que estabelece a implementação das câmeras até setembro deste ano

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter