Continua depois da publicidade
As bibliotecas centrais de Guarujá são muito mais que um espaço para leitura. Elas também proporcionam um ambiente para ensinar aos alunos da rede municipal, como conservar livros e até criar espaços para leitura em casa. Além disso, os estudantes possuem ainda a oportunidade de conhecer os benefícios das plantas, através do contato com o espaço da Horta Medicinal.
E esta experiência será vivida por estudantes de ensino integral da rede municipal, que iniciam nesta terça-feira (24), uma visitação à Biblioteca Municipal Geraldo Ferraz (Rua Ceará, s/n, na Vila Alice), em Vicente de Carvalho. A programação prossegue até o dia 24 de maio.
Continua depois da publicidade
Segundo o coordenador de Bibliotecas Públicas da Secretaria de Educação de Guarujá, Pedro Menezes, esta é uma iniciativa completa. "Além de conhecerem a rotina de uma biblioteca, eles têm um leque de atividades que auxiliam na formação dos alunos como cidadão".
Na Horta Medicinal, os alunos fazem atividades lúdicas como caça-palavras, jogo da velha, contação de histórias e reciclagem. Já dentro da Biblioteca, eles aprendem como recuperar um livro, manuseio correto, técnicas de como criar um canto para leitura e aspectos de organização.
Continua depois da publicidade
"As bibliotecas centrais têm livros raros dos anos 1.800 e 1.804, por exemplo, que estão intactos. Se for bem conservado, um livro pode durar até 400 anos,", conta Pedro.
Confira a programação das unidades visitantes:
Manhã
Continua depois da publicidade
24/04 – EM Osvaldo Cruz
26/04 – EM Myriam Terezinha
08/05 – EM Sérgio Pereira
10/05 – EM Herbert Dow
15/05 – EM Ivonete
17/05 – EM Francisco Figueiredo
22/05 – EM Benedicta Blac
24/05 – EM Valéria Cristina
Tarde
24/04 – EM Myriam Terezinha
25/04 – EM Osvaldo Cruz
08/05 – EM Herbert Dow
09/05 – EM Sérgio Pereira
15/05 – EM Francisco Figueiredo
16/05 – EM Benedicta Blac
22/05 – EM Ivonete
23/05 – EM Valéria Cristina
Continua depois da publicidade