X

Esportes

São Paulo terá de quebrar tabus contra o Corinthians para ir à final

Para voltar a decidir o Estadual – o que não acontece desde 2003 -, o Tricolor é obrigado a vencer por três gols de diferença, já que perdeu o jogo de ida, no último domingo

Gazeta Press

Publicado em 23/04/2017 às 15:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O São Paulo convive com três incômodos tabus antes de enfrentar o Corinthians / Fernando Dantas/Gazeta Press

O São Paulo convive com três incômodos tabus antes de enfrentar o Corinthians, pelo jogo de volta das semifinais do Campeonato Paulista: o de nunca de ter derrotado o arquirrival em seu estádio, o de não vencer um clássico em mata-mata há nove anos e o de não conseguir eliminar o Timão de um mata-mata desde 2000. A quebra de todo esse retrospecto passa por uma vitória em Itaquera, no Majestoso marcado para este domingo, a partir das 16 horas (de Brasília).

Para voltar a decidir o Estadual – o que não acontece desde 2003 -, o Tricolor é obrigado a vencer por três gols de diferença, já que perdeu o jogo de ida, no último domingo, por 2 a 0. Aliás, Majestoso no Morumbi não tem significado vantagem para os donos da casa. O revés no fim de semana foi o sexto nos últimos dez anos. O São Paulo venceu apenas dois e empatou outros nove nesse período.

O retrospecto mostra que a missão são-paulina não será fácil nesse domingo. Na arena alvinegra, o Tricolor contabiliza quatro derrotas e um empate, com 14 gols sofridos e apenas quatro marcados. O último duelo em território corintiano terminou empatado por 1 a 1, em 17 de julho de 2016, pelo Campeonato Brasileiro.

A marca negativa, contudo, serve como estímulo para o São Paulo finalmente surpreender o Corinthians em Itaquera, segundo Wesley. “Isso é bom, se torna uma situação que pode ser revertida e com certeza se conseguirmos reverter, vamos ficar felizes. Se é tabu é para ser quebrado”, conclamou o volante, que atuará como lateral direito na partida.

Superando o time de Parque São Jorge, o Tricolor automaticamente encerrará depois de 14 jogos o tabu de não sair vitorioso diante de seus rivais em duelos eliminatórios. O triunfo por 2 a 1 sobre o Palmeiras, em 2008, no Morumbi, pelas semifinais do Paulistão, foi o último em confrontos desse tipo, mas perdeu a partida de volta por 2 a 0, no Palestra Itália, e ficou de fora da decisão.

Neste período, o clube do Morumbi amargou 13 derrotas e um empate. O Santos foi o seu maior algoz, com cinco eliminações – caiu outras três vezes para o Corinthians e uma para o Palmeiras. A última vez em que despachou um rival em mata-mata foi contra o Palmeiras, nas oitavas de final da Copa Libertadores, em 2006.

Além disso, encarar o confronto direto com o Corinthians em mata-mata pode causar calafrios nos são-paulinos. Isso porque a última vez que a equipe do Morumbi conseguiu eliminar o arquirrival nesse formato foi no longínquo 3 de junho de 2000. Na ocasião, as duas vitórias, primeiro por 2 a 1 e depois por 2 a 0, levaram o Tricolor à final do Estadual daquele ano, que confirmaria mais um título ao time capitaneado por Rogério Ceni.

O problema é que, desde então, São Paulo e Corinthians se encontraram em seis disputas eliminatórias, e o time do Parque São Jorge levou a melhor em todas elas: final do Rio-São Paulo (2002), semifinal da Copa do Brasil (2002), final do Paulista (2003), semifinal do Paulista (2009 e 2013) e final da Recopa Sul-Americana (2013).

“Tabus são números. E a gente está aí para quebrar isso. O São Paulo vai para o clássico tranquilo. Vamos para vencer e furar a defesa do Corinthians”, disse o atacante Morato, que não disputará o Majestoso por já ter defendido o Ituano no Campeonato Paulista.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Troca de tiros em Praia Grande deixa um ferido

O caso aconteceu na área de mata do bairro Quietude, próximo da Rua Amilca Esteves

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter