06h : 46min

Conheça o
Caderno + DL

Ler

Assine o Jornal por R$8
por mês no plano atual

AssineLer Jornal

São Paulo fica próximo de fazer sua pior campanha nos pontos corridos

A duas partidas para encerrar sua participação na edição de 2016, o São Paulo ocupa a 13ª colocação, com 46 pontos

Comentar
Compartilhar
22 NOV 2016Por Gazeta Press17h30
Em 2016, São Paulo pode realizar sua pior campanha na era dos pontos corridosFoto: Djalma Vassão/Gazeta Press

O final de 2016 está sendo melancólico para o São Paulo. E pode piorar. Já sem chances matemáticas de disputar a próxima Copa Libertadores da América e correndo riscos de ficar de fora até da Sul-Americana, o Tricolor pode acumular outra marca negativa neste término de temporada.

Caso não some ao menos quatro pontos nas duas partidas que ainda tem a fazer pelo Campeonato Brasileiro, o clube do Morumbi registrará sua campanha mais fraca desde que o principal torneio nacional adotou o formato de pontos corridos, em 2003.

Levando em consideração apenas as edições a partir de 2006, quando a competição passou a ser disputada entre 20 equipes (modelo atual), o ano de 2013 foi o pior para o São Paulo até o momento, terminando em nono lugar, com 50 pontos.

A duas partidas para encerrar sua participação na edição de 2016, o São Paulo ocupa a 13ª colocação, com 46 pontos, quatro a menos em relação à 36ª rodada de 2013. A equipe comandada por Ricardo Gomes terá a oportunidade de evitar mais uma decepção para sua torcida se conseguir resultados positivos contra Atlético-MG (fora) e Santa Cruz (casa).

Apesar dos tropeços recentes – empate com o Grêmio, em casa, e derrota em Chapecó -, o Tricolor terá duas boas oportunidades de terminar o ano com dignidade. Isso porque o Galo deverá mandar os reservas a campo, poupando os titulares que duelarão com o Grêmio na segunda final da Copa do Brasil, na outra semana.

Já no último compromisso do ano, o São Paulo enfrentará um já rebaixado Santa Cruz, no dia 4 de dezembro, Pacaembu, condição que pode facilitar o caminho da vitória do clube paulista.

Único tricampeão consecutivo da era dos pontos corridos (2006 a 2008), o Tricolor volta a trabalhar na tarde desta terça-feira, no CCT da Barra Funda, onde iniciará a preparação para a partida contra o Atlético-MG, marcada para este domingo, em Belo Horizonte.

Colunas

Contraponto

Construtora CredLar