X

Esportes

Santos fatura título do Brasileiro feminino e pode ter Marta em 2018

O Peixe entrou no gramado com a vantagem de ter feito 2 a 0 na partida de ida, na Vila Belmiro

Gazeta Press

Publicado em 20/07/2017 às 20:02

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Santos conquistou seu primeiro título Brasileiro / Ricardo Moreira/Fotoarena

O Santos conquistou pela primeira vez o título do Campeonato Brasileiro feminino. Nesta quinta-feira (20), a equipe sagrou-se campeã após vencer o Corinthians por 1 a 0, na Arena Barueri, no segundo confronto da decisão.

Na primeira partida, realizada há uma semana na Vila Belmiro, as Sereias da Vila, como são conhecidas as santistas, venceram por 2 a 0. Assim, podiam perder o duelo por um gol de diferença ou até dois desde que marcasse um.

O Santos volta a conquistar um título de expressão no futebol feminino após sete anos. Na década passada, o clube sagrou-se bicampeão da Copa do Brasil feminina (2008 e 2009) e da Libertadores (2009 e 2010).

Em 2009, a equipe da Vila Belmiro contou com a atacante Marta, que atualmente está no time americano Orlando Pride. De acordo com o presidente santista, Modesto Roma Júnior, a jogadora pode retornar ao clube na próxima temporada.

"Estamos costurando um acordo com o Orlando Pride para contratar a Marta por empréstimo. Porém, é necessário casar o período de recesso da Liga Americana com o calendário do Brasileiro ou da Libertadores. Estamos esperando a CBF e a Conmebol divulgar o calendário de 2018 ", disse o dirigente em entrevista à Folha.

O único gol da decisão foi feito pela argentina Sole Jaimes, 28, que já havia marcado no jogo de ida. Desta vez, ela completou de cabeça um cruzamento feito por Maria, aos 16 minutos da etapa inicial.

Sole, que está no Brasil desde 2015, terminou a competição como artilheira. Em 19 partidas, marcou 18 vezes e venceu a disputa com a brasileira Byanca Brasil, 21, que não balançou a rede nas duas finais, e encerrou o torneio com 15 gols.

As jogadoras do Santos são exceção no futebol feminino do país. Elas possuem registro em carteira profissional, o que entre os atletas de futebol masculino é comum, mas que com as mulheres ainda é uma raridade.

Já o Corinthians é formado através de parceria com o Audax, que não tem contrato profissional com as atletas. O clube faz apenas um acordo de prestação de serviços com duração de um ano com as jogadoras.

A parceria termina no final da temporada. Em conjunto, vão disputar a Copa Libertadores, que será realizada entre novembro e dezembro no Paraguai.

Em 2018, o Corinthians terá um departamento de futebol feminino próprio e formará uma equipe adulta e categorias de base. O time se chamará As Mosqueteiras.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Segunda fase das obras da Avenida Perimetral em Guarujá começam em 2025

Anúncio foi feito pelo presidente da Autoridade Portuária, durante o Santos Export 2024, evento que contou com a participação do prefeito de Guarujá

Guarujá

Procurando emprego? PAT de Guarujá oferta 52 vagas nesta quinta (25)

Os pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter