Perto de completar 100 anos de história, a Vila Belmiro viveu um clima de festa, na tarde deste sábado. Em amistoso internacional, o Santos ficou no empate, por 1 a 1, com o Benfica. O time português abriu o placar com o meia Salvio, em cobrança de pênalti. No apagar das luzes, porém, o zagueiro Fabián Noguera, que fez a sua estreia, marcou para o Peixe, de cabeça.
A festividade marcou também a despedida oficial do ex-lateral-esquerdo Léo. Ovacionado pelo torcedor, ele atuou por cerca de 10 minutos pelos Encarnados, onde atuou entre os anos de 2005 e 2009, e outros 10 no Alvinegro Praiano. Outro destaque na partida foi a presença do ex-camisa 10 Giovanni, que também foi homenageado, e jogou por 20 minutos no Peixe.
Apesar da presença de ex-jogadores e jogo festivo, a partida não teve nada de amistosa. Logo no início, o meia argentino Cervi deu uma entrada dura em Renato. Com dores lombares, o volante acabou substituído por Yuri. Após a falta, o zagueiro brasileiro Luisão discutiu com Luiz Felipe, e precisou ser contido por outros atletas do Peixe.
A partida ficou tensa e os jogadores passaram a discutir em cada dividida no gramado. O clima só foi amenizado com a entrada do ídolo Giovanni no lugar de Ricardo Oliveira, e a saída de grande parte dos titulares, que foram poupados pelo técnico Dorival Júnior.
Na segunda etapa, com uma equipe composta apenas por reservas, o Alvinegro não foi bem e chegou a ouvir críticas dos torcedores. Logo no primeiro minuto, o atacante José Gomes foi derrubado por Lucas Veríssimo na pequena área. Na cobrança, o meia Salvio bateu no meio e abriu o placar. Os Encarnados ainda teriam um novo pênalti a favor – novamente cometido por Veríssimo -, mas o goleiro João Paulo pegou a cobrança de José Gomes.
Após o perigo do segundo gol dos portugueses, o técnico Dorival Júnior promoveu a entrada do ex-lateral Léo e a torcida se inflamou nas arquibancadas. No abafa, o Santos conseguiu chegar ao gol de empate com o zagueiro Fabián Noguera, que fez a sua primeira partida pelo clube. Em cobrança de falta do jovem Matheus Oliveira, Noguera subiu mais que todo mundo e garantiu, mesmo que discretamente, a festa do torcedor do Santos na Vila Belmiro.
Agora, o Santos volta a pensar na disputa pelas primeiras colocações no Campeonato Brasileiro. No próximo dia 13, no Pacaembu, às 21h, o Peixe enfrenta o arquirrival São Paulo, em partida válida pela 30ª rodada do campeonato nacional.