X

Esportes

Mesmo banido, Del Nero recebe dirigentes e articula eleição na CBF

A eleição para escolher o novo presidente da entidade pode acontecer a partir do dia 15 de abril

Folhapress

Publicado em 08/03/2018 às 12:35

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Se o banimento de Del Nero for confirmado pela Fifa neste mês, ele e seu grupo político vão apoiar a eleição de Rogério Caboclo, diretor Executivo de Gestão da CBF / Alex Ferreira/ Câmara dos Deputados

Mesmo banido temporariamente pela Fifa, Marco Polo Del Nero recebe nesta quinta (8) dirigentes das federações do Nordeste para oficializar a candidatura do seu grupo político.

Por volta das 12h, o presidente afastado da CBF vai pedir aos cartolas para assinarem o apoio à chapa.

A eleição para escolher o novo presidente da entidade pode acontecer a partir do dia 15 de abril. A intenção do cartola é fazer o mais rápido possível.

Os cartolas já estão chegando num hotel da Barra da Tijuca, zona oeste do Rio. O convite foi feito na quarta (7) e surpreendeu os cartolas pela urgência.

Se o banimento de Del Nero for confirmado pela Fifa neste mês, ele e seu grupo político vão apoiar a eleição de Rogério Caboclo, diretor Executivo de Gestão da CBF.

No dia 15 de dezembro, a Fifa baniu o presidente da CBF por 90 dias do futebol com base nas acusações feitas por delatores na Justiça dos EUA.

Lá, ele é acusado de participar de um esquema de recebimento de propina na venda de torneios no Brasil e no exterior. O cartola nega.

De acordo com a Fifa, a suspensão pode ser renovada por mais 45 dias.

Na Justiça dos EUA, José Maria Marin, seu antecessor, já foi condenado por seis crimes. A pena só sairá em maio.

No encontro desta quinta, Del Nero vai negociar também os vices da chapa. Pelo novo estatuto, a nova direção contará com oito vices. Ate então, a entidade tinha cinco vices.

Na sexta (9), o cartola vai se reunir com os dirigentes das demais federações.

Para registrar chapa na eleição da CBF, o dirigente precisa do apoio de oito federações e seis clubes.

No processo eleitoral, as federações são decisivas. As entidades regionais são maioria no colégio eleitoral.

A CBF repassa cerca de R$ 70 mil mensais para cada uma delas.

Apesar das acusações do FBI, o presidente da entidade manteve nos últimos anos praticamente intacto o seu poder com os dirigentes das federações.

No ano passado, Del Nero obteve outra vitória. O dirigente conseguiu ampliar o colégio eleitoral, mas manteve seus aliados históricos (os presidentes de federações) como maioria.

Pela nova regra, o voto de cada federação tem peso três. Já os times da Série A ficam com peso dois. Os clubes da segunda divisão, que não votavam até então, tem peso um.

Neste caso, as federações ficam com 81 votos contra 60 dos clubes.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

UME Irmã Maria Dolores deverá ser entregue em setembro, em Santos

Nova escola do bairro Vila Nova poderá atender 174 alunos, mais que o dobro das 83 vagas do imóvel que ocupa atualmente

Cubatão

Cubatão começa vacinação contra gripe para novo grupo de pessoas

Meta da Campanha é atingir 90% de cada grupo

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter