08h : 14min

Conheça o
Caderno + DL

Ler

Assine o Jornal por R$8
por mês no plano atual

AssineLer Jornal

Copete brilha e Santos garante importante vitória sobre o São Paulo

Com quinto gol nos últimos sete jogos, o atacante colombiano foi novamente decisivo e decretou vitória, por 1 a 0, em Pacaembu lotado de torcedores tricolores

Comentar
Compartilhar
13 OUT 2016Por Alyson Gonçalo23h08
Copete marcou o gol da vitória do SantosFoto: Alê Cabral/Agif

O Santos confirmou o bom momento na temporada e conquistou uma importante vitória, por 1 a 0, sobre o arquirrival São Paulo, nesta quinta-feira, no Pacaembu, em partida válida pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol da partida foi marcado pelo atacante colombiano Jonathan Copete, que chegou ao seu quinto gol nos últimos sete jogos do Alvinegro Praiano.

Com o resultado, o Peixe chega numa sequência de sete vitórias nas últimas oito partidas no torneio nacional – a última derrota foi para o Sport, no estádio da Ilha do Retiro, pela 27ª rodada. Do outro lado, o time do Morumbi amarga um retrospecto pra lá de negativo. Nos últimos cinco jogos disputados na competição, foram dois empates e três derrotas.

O time da Vila Belmiro acumula 54 pontos na tabela e segue na quarta colocação, dois atrás do Atlético-MG, e sete do líder Palmeiras, que ficou no empate com o Cruzeiro, em Araraquara. Já o Tricolor, com 36, ainda está com o sinal de alerta ligado em relação à zona da degola. O Internacional, time melhor colocado no Z-4, está a três pontos da equipe da Capital.

Cheio de moral, o Santos volta a campo no próximo domingo, às 19h30, contra o Grêmio, na Vila Belmiro, em partida válida pela 31ª rodada do Brasileiro. Já o arquirrival São Paulo visita o Fluminense, na segunda-feira (17), às 20h, no estádio Edson Passos, no Rio de Janeiro.

O jogo

Devido determinação do Ministério Público, a partida teve torcida única do São Paulo, que mandou o jogo para o Pacaembu por trato feito com o Alvinegro Praiano. Mesmo sob intensa chuva na Capital, 21 mil torcedores foram apoiar o clube no estádio. E eles puderam observar a superioridade de sua equipe nos 45 minutos iniciais de partida.

Vale ressaltar que o São Paulo não foi brilhante, mas esteve perto do gol por duas vezes. Na primeira chance, o meia Robson, que fez sua estreia no time titular, arriscou de fora da área e levou muito perigo. Na segunda, Chavéz desviou, de cabeça, um escanteio, e obrigou uma linda defesa do goleiro Vanderlei. O Peixe, por sua vez, só ameaçou em cabeçada de Copete.

Na etapa complementar, porém, o técnico Dorival Júnior mudou a composição tática e inverteu as posições de Lucas Lima e Jean Mota na armação de jogadas. E deu certo. Logo no início, Jean Mota fez boa jogada, tocou para Lucas Lima, que serviu na pinta para Copete balançar as redes. Este foi o oitavo gol do colombiano, em 23 partidas realizadas.

A partir daí, o Tricolor, necessitado por um resultado positivo diante do seu torcedor, se lançou ao ataque e encurralou o rival no campo defensivo. A melhor oportunidade aconteceu aos 40 minutos, quando Chavéz recebeu livre na pequena área, mas chutou para fora. Sorte do Peixe, que conseguiu importante vitória e agora está cada vez mais próximo de vaga para a  Libertadores 2017 – oito pontos a frente do Grêmio, que é o sétimo colocado.

Colunas

Contraponto

Construtora CredLar