X

Esportes

Convocação de Tite mostra que técnico já tem base formada

Nas três convocações que fez desde que assumiu o comando da seleção, em junho, o técnico chamou 28 jogadores

Folhapress

Publicado em 22/10/2016 às 17:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Tite iniciou o trabalho na seleção sem amistosos / MoWa Press

A convocação feita por Tite nesta sexta-feira (21) para os jogos contra Argentina (em 10 de novembro) e Peru (15 de novembro), pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, deixa claro que o treinador já construiu uma base para o resto da competição que dá acesso ao Mundial.

Nas três convocações que fez desde que assumiu o comando da seleção, em junho, Tite chamou 28 jogadores. É o menor número de convocados nas três primeiras listas de um técnico do time nacional nos últimos dez anos.

Em sua primeira passagem pela seleção (entre 2006 e 2010), Dunga chamou 29 atletas nas três convocações iniciais. Mano Menezes (2010 a 2012) convocou 35, Luiz Felipe Scolari (2012 a 2014), 34, e o segundo Dunga (2014 a 2016), os mesmos 34.

Ao contrário de seus antecessores, Tite iniciou o trabalho na seleção sem amistosos, o que naturalmente reduz a margem para fazer testes na equipe. Ainda assim, o baixo número de convocados é um sinal evidente de que o gaúcho ficou satisfeito com o rendimento do time nos quatro jogos sob seu comando e que, daqui por diante, haverá poucas novidades.

Segundo Tite, não há motivos para mudanças porque, além do bom desempenho na seleção, os jogadores também estão se saindo bem em seus clubes.

"A vitória é consequência do desempenho. Na seleção e no clube. Reiteradamente avisamos para os jogadores arrebentarem no clube", disse o técnico nesta sexta. "O que os trouxe até aqui é soma do desempenho com resultados. Nos clubes e na seleção."
Edu Gaspar, coordenador de seleções da CBF, foi mais explícito sobre o assunto: "A lista ganhou corpo. Quanto menos mudar, melhor".

As duas únicas "caras novas" anunciadas por Tite não são tão novas assim. O zagueiro Rodrigo Caio, do São Paulo, e o atacante Douglas Costa, do Bayern de Munique, já foram chamados antes, mas não puderam se apresentar ao treinador por problemas físicos.

Por causa da reta final do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, Tite tomou o cuidado de não convocar mais do que um jogador de cada clube do país.

Os convocados

Goleiros: Alisson, Alex Muralha e Weverton; laterais: Daniel Alves, Fagner, Filipe Luís e Marcelo; zagueiros: Gil, Marquinhos, Miranda, Thiago Silva e Rodrigo Caio; meio-campistas: Casemiro, Fernandinho, Giuliano, Lucas Lima, Paulinho, Philippe Coutinho, Renato Augusto e Willian; atacantes: Douglas Costa, Gabriel Jesus, Neymar e Roberto Firmino.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Parlamentares

Questionados, deputados não comentam sobre navios-bomba no Porto de Santos

Há dias, mais uma audiência pública em Santos foi realizada e nenhum deles (as) compareceu. Também não enviaram assessores 

Diário Mais

Santos foi a primeira cidade do Brasil a celebrar o Dia do Trabalho; entenda

Movimento trabalhista no mundo foi inspiração para cidade portuária, que elevou a manifestação por direitos à nível nacional

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter