X

Educação

Termina hoje prazo para escolas definirem livros didáticos do 6° ao 9° ano

A escolha deve ser informada pelos professores, diretores e coordenadores no Sistema PDDE Interativo

Agência Brasil

Publicado em 12/08/2016 às 11:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Serão selecionados livros para os anos finais do ensino fundamental de língua portuguesa, matemática, língua estrangeira, ciências da natureza, história, geografia e artes / Divulgação

Termina hoje (12) o prazo para as escolas da rede pública escolheram os livros didáticos a serem usados pelos estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental a partir de 2017. A escolha deve ser informada pelos professores, diretores e coordenadores no Sistema PDDE Interativo, disponível no portal eletrônico do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Para auxiliar a escolha, o FNDE disponibilizou o Guia de Livros Didáticos 2017, com resenhas e informações de cada uma das obras aprovadas para o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).

O PNLD garante às escolas públicas de ensino fundamental e médio livros didáticos e acervos de obras literárias, livros complementares e dicionários. A cada ano, o FNDE adquire e distribui exemplares para todos os alunos de determinada etapa de ensino, repõe e complementa as publicações reutilizáveis para outras etapas. Um mesmo período recebe todos os livros novos a cada três anos.

Nesta edição, serão selecionadas coleções didáticas para os anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) de língua portuguesa, matemática, língua estrangeira moderna (inglês e espanhol), ciências da natureza, história, geografia e arte.

As escolas devem selecionar duas opções de coleções de cada componente curricular de editoras diferentes. Caso não seja possível a aquisição dos livros da editora da primeira opção, o FNDE negociará as obras da segunda opção. Caso a escola não queira receber livros de algum componente, basta manter a indicação inicial do sistema: “Não desejo receber livros deste componente”.

Os representantes escolares devem estar atentos, pois se registrarem a escolha de alguns componentes e deixarem de marcar em outros, só receberão os livros que escolheram. Se gravarem a escolha sem marcar nenhum componente, não receberão nenhuma obra.

Se colégio que não acessar o sistema ou não registrar nenhuma opção, receberá compulsoriamente uma das coleções aprovadas pelo Ministério da Educação (MEC). O último balanço divulgado pelo FNDE, na terça-feira (9), mostrava que cerca de 48% das escolas públicas ainda não haviam escolhido os livros didáticos.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Casa das Culturas de Santos recebe exposição e oficina até domingo (28)

Ação começa nesta quinta-feira (25), com a exposição 'Vicente de Carvalho, Além-Mar'

Itanhaém

Polícia prende trio suspeito de integrar organização criminosa em Itanhaém

Além disso, R$ 3.480,00 também foram recuperados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter