07h : 41min

Conheça o
Caderno + DL

Ler

Assine o Jornal por R$8
por mês no plano atual

AssineLer Jornal

Embraport inicia Programa de Educação Global para crianças da Área Continental de Santos

Iniciativa teve início nesta terça-feira (11/04) e tem objetivo de levar conhecimento sobre logística portuária para alunos da UME de Monte Cabrão

Comentar
Compartilhar
11 ABR 2017Por Da Reportagem23h00
Alunos da UME Monte Cabrão receberam orientações sobre a operacionalização do Porto de SantosFoto: Divulgação/Embraport
A Embraport, um dos maiores e mais modernos terminais portuários privados do país, instalado na margem esquerda do Porto de Santos (SP), deu início, nesta terça-feira (11/04), a um projeto inovador com o objetivo de levar conhecimento sobre logística portuária para crianças e jovens de 13 a 15 anos da Unidade Municipal de Ensino (UME) de Monte Cabrão, na área continental de Santos.
 
Chamado de Programa Global de Educação, o projeto é uma iniciativa da DP World, uma das empresas acionistas da Embraport e está sendo realizada em mais de 30 países onde a empresa opera em todo o mundo, levando educação para mais de 34 mil jovens até 2020.
 
Com oito módulos que abordam temas como: localização, infraestrutura portuária, matemática marítima, tipos de contêineres, segurança nas operações, sustentabilidade, processos aduaneiros e mercado de trabalho, o programa relaciona o aprendizado sobre o Porto com disciplinas escolares e atividades lúdicas, visando o entendimento pleno do assunto abordado. 
 
No módulo de abertura, o gerente de Operações da empresa, Oscar Paredes, explicou aos alunos sobre a atual infraestrutura portuária. "É uma experiência muito bacana, pois percebemos que apesar de viverem tão perto do porto, desconhecem o funcionamento sobre a logística portuária. Esperamos poder contribuir com o conhecimento dos alunos, que é fundamental para a economia e desenvolvimento de toda a região da Baixada Santista.", disse Paredes, 
 
Durante o Programa, cada módulo será desenvolvido com o apoio voluntário de um gerente ou diretor da Embraport para falar sobre um tema específico. Ao final dos oito módulos, no mês de novembro, os alunos serão levados até a empresa, com o intuito de conhecerem o terminal e ver na prática o que foi ensinado durante as aulas. A programação incluirá um passeio de Catamarã pelo Porto de Santos, uma visita de ônibus à área operacional do terminal, além da entrega de certificados.
 
Segundo a diretora da UME de Monte Cabrão, Rosilene Fulgeri Gomes, o Programa conduzido pela Embraport traz uma excelente oportunidade de conhecimento de uma área vital para a Baixada Santista. "Receber informações do Porto de Santos de uma forma direta para esse público é, sem dúvidas, muito importante para o desenvolvimento dos alunos. Tenho a plena certeza que no final deste projeto, eles já estarão aptos para o debate sobre o assunto", disse a diretora.
 
O próximo módulo do Programa Global de Educação ocorre no próxmo dia 25 de abril, no mesmo local - Rodovia Piaçaguera/Guarujá, Km 33 - Monte Cabrão - Santos (SP).
 
Sobre a Embraport
A Embraport (Empresa Brasileira de Terminais Portuários) é a responsável pela operação do mais novo terminal portuário privado do Brasil, na margem esquerda do Porto de Santos (SP). Com investimentos totais da ordem de R$ 2,3 bilhões, proporcionou a criação de mais de 700 empregos diretos e 1.500 indiretos.
 
Seus acionistas são Odebrecht TransPort e DP World. Instalado em área estratégica com acesso por via marítima, rodoviária e ferroviária, em sua primeira fase o empreendimento conta com 653 metros de cais, 207 mil m² de pátio e capacidade de movimentação anual de 1,2 milhão de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés). Mais informações no portal www.embraport.com
 
Sobre a Dubai Ports World
A Dubai Ports World é líder no comércio mundial e parte integrante da cadeia de suprimentos e opera várias empresas relacionadas, desde terminais marítimos e interiores, serviços marítimos, logística e serviços auxiliares até soluções comerciais orientadas para a tecnologia. Com mais de 77 terminais portuários e terrestres suportados por mais de 50 empresas relacionadas em 40 países em seis continentes, possui presença significativa em mercados de alto crescimento. 
 
A movimentação de contêineres é o principal negócio da empresa e gera mais de três quartos de sua receita. No ano passado, a DP World movimentou 61,7 milhões de TEU (unidades equivalentes a vinte pés). Com o seu pipeline comprometido de desenvolvimentos e expansões, a capacidade bruta atual de 79,6 milhões de TEU deverá aumentar para mais de 100 milhões de TEU até 2020, de acordo com a procura do mercado. Mais informações no portalwww.dpworld.com

Colunas

Contraponto