X

Economia

Taxa de juros a consumidores cai 4,6 pontos em abril, segundo BC

A taxa de juros e o spread com recursos livres para empresas também caíram: de 27,5% para 26,3% ao ano e de 17,7 para 16,8 pontos percentuais, respectivamente

Folhapress

Publicado em 25/05/2017 às 17:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

As taxas de juros ao consumidor caíram 4,6 pontos percentuais em abril na comparação com março, ficando em 68,1% ao ano, em média, no mês passado, divulgou nesta quinta-feira (25) o Banco Central.

Essa é a taxa calculada com recursos livres (que não incluem financiamentos imobiliários, empréstimos do BNDES e crédito rural).

O spread (diferença entre o que os bancos pagam para captar recursos e o que cobram na ponta) também recuou na mesma comparação, de 62,2 pontos percentuais para 57,8 pontos percentuais. Ou seja, uma queda de 4,4 pontos percentuais entre março e abril.

A taxa de juros e o spread com recursos livres para empresas também caíram: de 27,5% para 26,3% ao ano e de 17,7 para 16,8 pontos percentuais, respectivamente.

A inadimplência se manteve no mesmo patamar do que março: 5,7% (consumidores) e 5,9% (empresas).

Os juros dos empréstimos direcionados (empréstimos imobiliários, BNDES e rural) também caíram, mas menos do que o crédito livre.

O BC vem reduzindo a taxa básica de juros da economia, a Selic, desde outubro do ano passado.

Em abril, a Selic foi reduzida de 12,25% ao ano para os atuais 11,25% ao ano -queda que representou uma intensificação em relação ao ritmo de corte das reuniões anteriores, de 0,75 ponto percentual.

Rotativo x Parcelado 

No mês passado, o efeito das mudanças realizadas nas regras do cartão de crédito rotativo passou a ser sentido -o CMN (Conselho Monetário Nacional) proibiu os bancos de deixarem clientes nessa modalidade por mais de um mês.

Os juros do rotativo caíram de 490,3% ao ano para 422,5% ao ano.

As taxas do cartão de crédito parcelado, por outro lado, aumentaram de 158,5% ao ano para 161,6% ao ano.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter