X

Economia

Só 1 em cada 4 brasileiros guardou dinheiro em agosto, diz pesquisa

Segundo pesquisa do birô de crédito SPC, apenas 19% conseguiram poupar parte da renda mensal

Folhapress

Publicado em 20/09/2017 às 20:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Somente um em cada quatro brasileiros conseguiu economizar dinheiro em agosto / Arquivo/DL

Somente um em cada quatro brasileiros conseguiu economizar dinheiro em agosto, e a renda limitada é o motivo apontado por quem não poupou nenhuma parcela de sua renda mensal, mostra pesquisa do birô de crédito SPC Brasil divulgada nesta quarta (20).

O indicador de reserva financeira calculado pelo SPC Brasil e pela CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas) mostra que 75% dos entrevistados não guardaram dinheiro em agosto, aumento de 3,4 pontos percentuais na comparação com julho.

Segundo o birô, 48% disseram que não conseguiram guardar dinheiro por causa da baixa renda. O desemprego elevado fez com que a ausência de renda fosse mencionada por 16% dos consultados pelo SPC Brasil, enquanto imprevistos responderam por 14% das razões para não poupar. Dificuldade para controlar os gastos e a falta de disciplina aparecem com 13% das menções.

A sondagem indica ainda que apenas 19% conseguiram poupar parte da renda mensal.

Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil, afirma que, mesmo que não se poupe um valor expressivo, o hábito de guardar dinheiro ajuda o consumidor a não ultrapassar os ganhos e a manter um maior controle financeiro.

"Se o consumidor for surpreendido por alguma situação que demande dinheiro, e não dispor da quantia, poderá acabar tendo que recorrer a empréstimos e pagar juros que, em geral, são muito elevados. Além disso, é sempre muito inconveniente ter que buscar recursos numa hora ruim. Daí a importância de estar minimamente preparado para fazer frente a esses eventos", diz.

Somente 33% dos brasileiros têm o hábito de poupar, de acordo com a pesquisa. O investimento escolhido por 61% de quem guarda dinheiro habitualmente é a poupança. Fundos de investimentos aparecem com 8%, a previdência privada, com 6%, e CDBs (títulos bancários), com 5%. Mas 19% dizem deixar o dinheiro em casa.

Cerca de 43% dos que deixam o dinheiro em casa citam a necessidade de liquidez. Para 31%, não vale a pena deixar pouco dinheiro no banco. Outros 22% desconfiam das instituições financeiras, mesmo percentual que diz ser inseguro em relação aos bancos e também dos que dizem ter medo de um novo confisco da poupança.

"É importante que o consumidor esteja sempre acompanhando seus investimentos, de forma a garantir que seus ganhos sejam os maiores possíveis. Assim, estudar novas opções e sempre avaliar as diferentes possibilidades de destino da poupança é uma forma inteligente de conseguir otimizar os rendimentos", recomenda o educador financeiro do SPC Brasil e do portal Meu Bolso Feliz, José Vignoli.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Com crise ambiental como tema, banda santista lança álbum 'Terra Terror!'

Lucas Reis, vocalista, guitarrista e líder da Missão Lunar, aponta a inspiração em influências de David Bowie na obra

Santos

Campanha de busca ativa da Tuberculose vai até esta sexta (26), em Santos

Em 2024, Santos contabilizou 116 novos casos de tuberculose. No ano passado, foram registrados 490 casos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter