X

Economia

Etanol de milho já representa 60% do biocombustível vendido nos postos

Na safra atual, que começou em abril de 2017, a oferta de etanol de milho cresceu 130%, segundo projeções da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica)

Nilson Regalado

Publicado em 19/02/2018 às 10:45

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Etanol de milho já representa 60% do biocombustível vendido nos postos / Agência Brasil

Janeiro consolidou uma tendência irreversível no mercado de combustíveis no Brasil. Na segunda quinzena do mês passado, o etanol de milho supriu 60% do volume comercializado no Centro-Sul, principal região produtora do biocombustível no País. Assim, em plena entressafra da cana, período em que as usinas interrompem a produção, o elevado volume de etanol feito com milho que chegou ao mercado evitou o pico inflacionário previsto no final de 2017 devido à queda acentuada nas reservas brasileiras do álcool de cana. 

Na safra atual, que começou em abril de 2017, a oferta de etanol de milho cresceu 130%, segundo projeções da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica). Em números absolutos, isso totalizou 391,85 milhões de litros.

Ainda assim, as quatro décadas de expertise brasileira na produção do etanol de cana garantem uma liderança tranquila para o álcool convencional, que reponde por 98,5% de todo o combustível produzido no País.

Porém, usinas flex, capazes de produzir o biocombustível com qualquer uma das duas matérias-primas, começam a ganhar espaço, especialmente no Mato Grosso, um gigante na produção do cereal. 

Com isso, a expectativa é que em cinco anos, o etanol de milho dobre sua participação no mercado interno, ocupando especialmente as brechas deixadas pela cana no período de entressafra, no verão. 

Com a alta no preço dos combustíveis observada ao longo de 2017, a expectativa é que as usinas privilegiem a produção de etanol em detrimento do açúcar  na safra 2018/19 de cana, que começa a ser colhida em abril.

A economia brasileira...
Desde o começo de janeiro foram cinco semanas seguidas de desvalorização da carne bovina no atacado. Os preços caíram, em média, 6% nesse período.  Motivo: o consumo das famílias brasileiras não reage, nem mesmo com o pagamento dos salários no começo de fevereiro. 

...sem maquiagem!
Cinco semanas seguidas de desvalorização nos cortes desossados foram suficientes para reduzir a margem de lucro dos frigoríficos a 18%, menor patamar desde o final de 2016. Os dados são da Scot, consultoria especializada na pecuária.

Ficou mais fácil detectar...
Pesquisadores da Universidade do Vale do Taquari, no interior do Rio Grande do Sul, desenvolveram nanobiossensores capazes de detectar a contaminação da água por atrazina, herbicida perigoso para a saúde humana e dos animais. A atrazina é largamente empregada no Brasil para combater o mato em diversas lavouras, especialmente nas de milho.

...veneno na água!
O biossensor foi desenvolvido com o apoio de um microscópio nuclear e utiliza uma enzima extraída da banana para detectar a atrazina. O herbicida afeta negativamente o equilíbrio hormonal de humanos e animais, por isso ele se torna perigoso se estiver presente na água para abastecimento humano.

Xixi dos foliões vai deixar...
Enquanto moradores de Santos reclamam da falta de educação de foliões que urinam em muros e calçadas durante a passagem de blocos por bairros residenciais, o xixi recolhido em banheiros químicos durante o Carnaval de Belo Horizonte vai virar fertilizante e, assim, ajudar a embelezar ainda mais o Jardim Botânico da Capital Mineira. 

...os jardins mais bonitos
O projeto foi desenvolvido pela Universidade Federal de Minas Gerais e prevê a extração do fósforo presente na urina. Juntamente com o nitrogênio e o potássio, o fósforo compõe o NPK, conjunto de nutrientes fundamentais para adubação dos solos e crescimento das plantas.

‘Eu vejo flores em você...’
A angélica possui flores brancas e perfumadas que simbolizam a pureza. A gérbera vai do amarelo solar até o rosa mais intenso. Já os impatins podem ser encontrados em diversas cores como azul, roxo, rosa, vermelho e branco. As três estão no pico da florada agora em fevereiro, dispostas a colorir e perfumar a tua vida...

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Assassino é preso tentando embarcar em cruzeiro saindo de Santos

O navio tinha destino à cidade de Málaga, na Espanha

Cotidiano

Principais rodovias do Estado apresentam congestionamentos nesta manhã

Condições de tráfego desta segunda-feira (18) foram apresentadas pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter