X

Economia

Custo de operadoras de saúde sobe 19% em 12 meses até março, diz IESS

Essa é a maior variação já registrada em um primeiro trimestre em toda a série histórica, iniciada em 2007

Estadão Conteúdo

Publicado em 02/12/2016 às 22:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Custo de operadoras de saúde sobe 19% em 12 meses até março / Divulgação

O custo das operadoras de planos de saúde com atendimentos médicos aumentou 19% nos 12 meses encerrados em março deste ano, de acordo com os dados mais recentes disponíveis e divulgados pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS).

Essa é a maior variação já registrada em um primeiro trimestre em toda a série histórica, iniciada em 2007. Altas da ordem de 19% já haviam sido registradas em novembro e dezembro de 2015.

O indicador, chamado de Índice de Variação dos Custos Médico-Hospitalares (VCMH), tem sua composição impactada sobretudo pelo custo das internações. Exames, consultas, terapias e outros serviços ambulatoriais também compõem os custos. A variação é apurada a partir das faturas pagas por uma amostra de operadoras de planos de saúde individuais e computa o custo de cada evento e a frequência de utilização.

Uma das explicações para a alta de custos tem relação com o ambiente de crise econômica. Em nota, o IESS considera que a frequência de utilização dos serviços de saúde pode ter se elevado diante do temor do desemprego. A realização de exames e consultas acaba sendo antecipada quando os beneficiários temem perder o acesso aos planos de saúde.

Apesar disso, a pesquisa considera que este não seja o principal impulsionador dos custos. Incorporação de novas tecnologias, envelhecimento da população e o atual modelo de pagamento a clínicas e hospitais são citados como fatores que explicam o crescimento dos gastos.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter