X

Cultura

Santos terá mostra de teatro em pontos diversos

Com o tema ‘Liberdade para o artista de rua’, montagem reforça a importância da interação com o público fora dos espaços convencionais

Rafaella Martinez

Publicado em 28/11/2015 às 10:42

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Mostra destaca importância do teatro de rua / Divulgação

No lotado centro de Santos em horário de almoço, o vai e vem das pessoas é surpreendido por cinco personagens caricatos. Equipados com instrumentos musicais, eles começam um concerto convidando o público diverso a parar, ouvir, assistir e pensar. Poucos minutos depois, uma roda está montada na Praça Rui Barbosa e nos damos conta de que uma peça teatral está sendo encenada.

A cena narrada acima, que foge dos moldes do teatro convencional, é do espetáculo de rua ‘Concerto da Lona Preta’, da trupe paulistana Lona Preta. A peça é uma das representantes estaduais da 5ª Mostra de Teatro Olho da Rua, que começou ontem e conta com uma vasta programação gratuita em diversos pontos de Santos.

Este ano, serão mais de 12 espetáculos entre nacionais, estaduais e regionais que serão apresentados em pontos descentralizados como o Centro, a Orla, a Aparecida e o Caruara, na Área Continental de Santos. A mostra também conta com intervenções artísticas e atrações musicais (ver programação ao lado).

A temática de 2015 é ‘Liberdade para o artista de rua’, um tema relevante em virtude da repressão aos artistas que trabalham no espaço urbano, conforme conta a atriz Raquel Rollo, integrante da Trupe Olho da Rua e uma das organizadoras da mostra.

“A própria Trupe já vivenciou algumas situações com relação a isso. É importante sabermos dos nossos direitos enquanto cidadãos e artistas. A repressão nos leva a pensar que, talvez, nossos governantes acreditem que fazer o povo refletir é ruim para a sociedade”, relata.

Raquel destaca também o aumento na quantidade de grupos santistas de teatro de rua, modalidade artística que permite uma interação maior com o público. “Na primeira edição da mostra havia apenas um grupo de teatro de rua em Santos e nessa edição temos seis espetáculos. Isso demonstra a grande expansão da arte urbana na região”, finaliza.

Confira a programação

28 de novembro

Parque do Emissário Submarino
17h - ‘Meu quintal é maior do que o mundo’ - Teatro Widia (Santos);
18h – ‘A Moça da Janela’ - Grupo Animalenda (Itanhaém)

Praça dos Andradas
19h – Sarau da Vila do Teatro;
20h30 – ‘O que não Fazer?’ - Núcleo Vermelho (São Paulo)

29 de novembro

Mercado Municipal - Praça Iguatemi Martins, s/nº - Vila Nova

18h – ‘TPM’ - Alunas das oficinas de circo da Vila do Teatro, ministrada pelo grupo Os Panthanas - Núcleo de Patifarias Circenses;
19h – ‘Barraco número 9’ - Cia do Imaginário (Santos);
20h – ‘Projeto Zona in Progress 3’ - O Coletivo (Santos)

04 de dezembro

Praça dos Andradas

21h – ‘Mamulengo Rasga Estrada’ - Rasga Estrada (Presidente Prudente)
22h30 – ‘BLITZ - O Império que nunca dorme’ - Trupe Olho da Rua (Santos)
23h50 – Intervenção artística ‘Pirateando a Fonte’ - Piratas do Maxixe

05 de dezembro

Praça da Biblioteca Plínio Marcos, Praça das Palmeiras s/nº, Caruara

16h – ‘Marulhos’ - Cia Marulhos (Santos)
17h – ‘Marruá’ - Grupo Teatral Parlendas (São Paulo)

06 de dezembro
 

Feirarte - Rua Conselheiro Ribas s/nº na Praça do SESC Santos

17h30 – ‘Tremelicando’ - Grupo Off Sina (Rio de Janeiro/RJ)
19h30 – ‘De Mala às Artes’ - Cia Circunstância (Belo Horizonte/Minas Gerais)

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Servidores de Santos terão encontro sobre saúde e bem-estar

Inscrições seguem abertas até o dia anterior ao evento

Santos

Dublador de Greg, de Todo Mundo Odeia o Chris, estará no Anime Santos Geek Fest

O evento é o maior no estilo 'indoor' (em ambiente interno) da Baixada Santista

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter