Orquestra na Rua se apresenta na Zona Noroeste neste domingo

Evento aproxima público da música orquestral ao apresentar melodias populares em versão clássica

Comentar
Compartilhar
14 SET 2017Por Da Reportagem19h30
O projeto santista Maratona Cultural – Orquestra na Rua se apresenta neste domingo, em SantosFoto: Fernando Yokota

O projeto santista Maratona Cultural – Orquestra na Rua se apresenta neste domingo, às 17 horas, na Praça Prestes Maia, na Rua Domingos José Martins, 118, na Vila São Jorge, em Santos. A apresentação é gratuita e encerra a trilogia de concertos realizados em parceria com o Fundo de Assistência à Cultura de Santos (Facult).  

A partir do meio-dia, os músicos já estarão no local para o ensaio, que é aberto ao público. Em caso de chuva, o evento será adiado.

Segundo os idealizadores Caio Forster, Leonardo Mallet e Matheus Bellini, a proposta do projeto é tirar a orquestra dos teatros e trazê-la para a rua, democratizando o acesso à música orquestral, tanto para o público quanto para os instrumentistas, que na maioria das vezes não chegam a ter a oportunidade de se apresentarem em uma orquestra, de fato.

O repertório vai desde Asa Branca, de Luiz Gonzaga, e Trenzinho do Caipira, de Heitor Villa-Lobos, até a trilha do filme O Poderoso Chefão.

Campanha. Desde o início deste ano, os organizadores do projeto decidiram criar a campanha “Orquestra na Kombi”. A ação visa arrecadar R$ 16 mil para a compra do veículo.

A ideia nasceu pela dificuldade encontrada pela orquestra para se locomover, já que em dias de apresentação, além da equipe, a orquestra carrega diversos instrumentos nem sempre compactos, como o Violoncelo.

Há ainda o material que faz parte da produção do evento, como os produtos oferecidos na loja da orquestra e o armazenamento dos lanches distribuídos aos músicos após o ensaio.

Quem quiser ajudar pode adquirir camisetas, chaveiros, boné, entre outros suvenires expostos durante o evento ou acessar a página do projeto no Facebook/orquestranarua.

Logística do projeto

Para convocar os músicos, os idealizadores criam um evento na rede social Facebook e convidam os instrumentistas. Quem quiser tocar, confirma sua apresentação no evento e baixa as partituras disponíveis na página.

Desta forma, cada músico ensaia no seu tempo e no lugar que quiser, sem atrapalhar a rotina do participante. No dia, horário e local marcado, os músicos se reúnem de quatro a cinco horas antes do horário divulgado para apresentação ao público e ensaiam. Todo o processo acontece ao ar livre. Em seguida, o concerto começa.

Na primeira edição, em 2012, 65 músicos que não se conheciam tocaram de forma totalmente harmônica no vão do MASP, em São Paulo. A emoção tomou conta do lugar e mudou a rotina da apressada Avenida Paulista. O sucesso foi tão grande que o projeto continua realizando intervenções em diversas cidades do estado.  

Serviço: ORQUESTRA NA RUA – Zona Noroeste

Dia 17 de setembro de 2017 (Domingo)

Encontro dos músicos 12h00 / Concerto ao público 17h00

Gratuito

Colunas

Contraponto