Banner Codevida

Orquestra na Rua se apresenta na Zona Noroeste neste domingo

Evento aproxima público da música orquestral ao apresentar melodias populares em versão clássica

Comentar
Compartilhar
14 SET 2017Por Da Reportagem19h30
O projeto santista Maratona Cultural – Orquestra na Rua se apresenta neste domingo, em SantosFoto: Fernando Yokota

O projeto santista Maratona Cultural – Orquestra na Rua se apresenta neste domingo, às 17 horas, na Praça Prestes Maia, na Rua Domingos José Martins, 118, na Vila São Jorge, em Santos. A apresentação é gratuita e encerra a trilogia de concertos realizados em parceria com o Fundo de Assistência à Cultura de Santos (Facult).  

A partir do meio-dia, os músicos já estarão no local para o ensaio, que é aberto ao público. Em caso de chuva, o evento será adiado.

Segundo os idealizadores Caio Forster, Leonardo Mallet e Matheus Bellini, a proposta do projeto é tirar a orquestra dos teatros e trazê-la para a rua, democratizando o acesso à música orquestral, tanto para o público quanto para os instrumentistas, que na maioria das vezes não chegam a ter a oportunidade de se apresentarem em uma orquestra, de fato.

O repertório vai desde Asa Branca, de Luiz Gonzaga, e Trenzinho do Caipira, de Heitor Villa-Lobos, até a trilha do filme O Poderoso Chefão.

Campanha. Desde o início deste ano, os organizadores do projeto decidiram criar a campanha “Orquestra na Kombi”. A ação visa arrecadar R$ 16 mil para a compra do veículo.

A ideia nasceu pela dificuldade encontrada pela orquestra para se locomover, já que em dias de apresentação, além da equipe, a orquestra carrega diversos instrumentos nem sempre compactos, como o Violoncelo.

Há ainda o material que faz parte da produção do evento, como os produtos oferecidos na loja da orquestra e o armazenamento dos lanches distribuídos aos músicos após o ensaio.

Quem quiser ajudar pode adquirir camisetas, chaveiros, boné, entre outros suvenires expostos durante o evento ou acessar a página do projeto no Facebook/orquestranarua.

Logística do projeto

Para convocar os músicos, os idealizadores criam um evento na rede social Facebook e convidam os instrumentistas. Quem quiser tocar, confirma sua apresentação no evento e baixa as partituras disponíveis na página.

Desta forma, cada músico ensaia no seu tempo e no lugar que quiser, sem atrapalhar a rotina do participante. No dia, horário e local marcado, os músicos se reúnem de quatro a cinco horas antes do horário divulgado para apresentação ao público e ensaiam. Todo o processo acontece ao ar livre. Em seguida, o concerto começa.

Na primeira edição, em 2012, 65 músicos que não se conheciam tocaram de forma totalmente harmônica no vão do MASP, em São Paulo. A emoção tomou conta do lugar e mudou a rotina da apressada Avenida Paulista. O sucesso foi tão grande que o projeto continua realizando intervenções em diversas cidades do estado.  

Serviço: ORQUESTRA NA RUA – Zona Noroeste

Dia 17 de setembro de 2017 (Domingo)

Encontro dos músicos 12h00 / Concerto ao público 17h00

Gratuito

Colunas

Contraponto