X

Cultura

Livro com Microcontos escritos por jornalista é lançado em Santos

O também professor universitário Marcus Vinicius Batista escreveu 'A vida começa aos 140', com contos escritos em 140 caracteres

Da Reportagem

Publicado em 10/09/2018 às 16:50

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Marcus Vinicius Batista, jornalista e autor de 'A vida começa aos 140' / Divulgação

Em 2009, quando o Twitter era a rede social do momento e permitia publicar mensagens em apenas 140 caracteres, os usuários tinham dificuldade em escrever em um espaço tão limitado. Normalmente o pensamento começava na primeira mensagem e terminava duas ou três publicações depois.

Acostumado a escrever textos mais longos, como crônicas e artigos, o jornalista e professor universitário Marcus Vinicius Batista, em conversa com um amigo, foi instigado a experimentar contar histórias na enxuta rede social, cujos 140 caracteres significavam "grilhões que poderiam amarrar qualquer tentativa de criatividade, ainda mais num enredo ficcional", como o próprio autor revela.

Quase uma década depois, com 160 microcontos publicados, o jornalista decidiu reunir 140 deles no livro "A vida começa aos 140", que será lançado no dia 23 de setembro (domingo), às 16 horas, no Salão Verde da Pinacoteca Benedito Calixto, em Santos.

Embora seja uma obra de ficção, as inspirações para os microcontos surgiram no cotidiano. Os leitores encontrarão temáticas como crítica social, patologias psicológicas, relacionamento, morte, trabalho, comportamento humano, relações com tecnologia, entre outras.

As 140 microhistórias ganharam vida com ilustrações do amigo e cartunista DaCosta, no estilo bico de pena. Hoje, as criações do jornalista já ganharam outras redes sociais, como Facebook e Instagram, e também podem ser lidas no blog Contos Minúsculos (http://contosminusculos.blogspot.com/).

"A ideia de transformar a experiência em livro começou em 2016. Gostei da sugestão pela possibilidade de voltar às origens, ou seja, um tipo de texto que nasce e cresce nas tecnologias mais recentes e que reaparece no formato mais tradicional de impressão da palavra. Para mim, o livro ainda é a mais nobre casa para acolher as palavras", justifica o autor.
 
A obra é um lançamento da Editora Ateliê de Palavras, editado pela jornalista Beth Soares, com projeto gráfico feito em parceria entre ela e DaCosta e capa do designer gráfico e publicitário André Reis.

O Ateliê de Palavras é uma editora santista fundada em 2015 pelo casal de jornalistas Beth Soares e Marcus Vinicius Batista, focada em autores da região. "A vida começa aos 140' é o 14º livro lançado.

Serviço
Lançamento do livro "A vida começa aos 140"
Data: 23 de setembro de 2018
Horário: a partir das 16h
Local: Salão Verde da Pinacoteca Benedito Calixto (Bartolomeu de Gusmão, 15, Boqueirão, Santos)
Entrada: gratuita
Preço do livro: R$ 20

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

Polícia

Procurado por furtos a condomínios de luxo em Santos é preso

O suspeito foi apontado como um dos participantes de furtos em apartamentos no Gonzaga, Boqueirão e Embaré em 2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter