25 de Abril de 2024 • 09:18
Eugênio Martins Júnior lançou crowdfunding para publicar o livro "Blues - The Backseat Music" / Divulgação
O jornalista e produtor cultural Eugênio Martins Júnior lançou nesta quarta, dia 5, uma campanha de financiamento coletivo (crowdfunding) para publicar o livro "Blues - The Backseat Music", o primeiro da carreira dele.
O livro traz 57 entrevistas de músicos e produtores, do Brasil e dos Estados Unidos. Gente como Celso Blues Boy, André Christovam, John Paul Hammond e Jefferson Gonçalves.
O termo "backseat music" (música do banco de trás) veio do músico norte-americano Rod Piazza. O blues, com mais de cem anos de existência, seria um gênero serviu de influência para outros estilos musicais. "O blues é incontestável", acrescentou Eugênio.
A obra conta também como o blues chegou ao Brasil e se desenvolveu no país. O prefácio foi feito pelo guitarrista angolano Nuno Mindelis, também um dos entrevistados.
A campanha de financiamento coletivo tem como meta R$ 25 mil, que permitiriam a impressão de mil exemplares. Entre as recompensas, os doadores podem ganhar outros livros e CDs, além de ingressos para um show de blues na noite de lançamento, prevista para janeiro de 2017. Duas recompensas também foram criadas para empresas que desejem patrocinar o projeto.
Segundo Eugênio Martins Júnior, o livro não apenas mostra a trajetória dos pioneiros do gênero musical no Brasil, como também retrata a diversidade cultural em torno da música e a influência dos músicos da região sul dos Estados Unidos. "Escrever sobre blues é tornar profissional o que sempre foi um hobby. E esses músicos precisam ser valorizados pelo conteúdo que produzem. O gaitista Jefferson Gonçalves, por exemplo, mistura baião com blues."
"Blues - the backseat music" será editado pelo Ateliê de Palavras, editora criada em 2014 com o objetivo de valorizar e publicar trabalhos literários de escritores da Baixada Santista.
Link da campanha: https://www.kickante.com.br/blues
Guarujá
Convites já estão à venda a R$ 10 e um quilo de alimento não perecível; evento faz parte do Calendário Oficial da Cidade
Nacional
Será a segunda unidade da categoria 'Family'