X

Cultura

Jornalista e produtor musical lança campanha para livro de blues

O livro traz 57 entrevistas de músicos e produtores, do Brasil e dos Estados Unidos

Da Reportagem

Publicado em 10/10/2016 às 16:54

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Eugênio Martins Júnior lançou crowdfunding para publicar o livro "Blues - The Backseat Music" / Divulgação

O jornalista e produtor cultural Eugênio Martins Júnior lançou nesta quarta, dia 5, uma campanha de financiamento coletivo (crowdfunding) para publicar o livro "Blues - The Backseat Music", o primeiro da carreira dele.

O livro traz 57 entrevistas de músicos e produtores, do Brasil e dos Estados Unidos. Gente como Celso Blues Boy, André Christovam, John Paul Hammond e Jefferson Gonçalves.

O termo "backseat music" (música do banco de trás) veio do músico norte-americano Rod Piazza. O blues, com mais de cem anos de existência, seria um gênero serviu de influência para outros estilos musicais. "O blues é incontestável", acrescentou Eugênio.

A obra conta também como o blues chegou ao Brasil e se desenvolveu no país. O prefácio foi feito pelo guitarrista angolano Nuno Mindelis, também um dos entrevistados.

A campanha de financiamento coletivo tem como meta R$ 25 mil, que permitiriam a impressão de mil exemplares. Entre as recompensas, os doadores podem ganhar outros livros e CDs, além de ingressos para um show de blues na noite de lançamento, prevista para janeiro de 2017. Duas recompensas também foram criadas para empresas que desejem patrocinar o projeto.

Segundo Eugênio Martins Júnior, o livro não apenas mostra a trajetória dos pioneiros do gênero musical no Brasil, como também retrata a diversidade cultural em torno da música e a influência dos músicos da região sul dos Estados Unidos. "Escrever sobre blues é tornar profissional o que sempre foi um hobby. E esses músicos precisam ser valorizados pelo conteúdo que produzem. O gaitista Jefferson Gonçalves, por exemplo, mistura baião com blues."  

"Blues - the backseat music" será editado pelo Ateliê de Palavras, editora criada em 2014 com o objetivo de valorizar e publicar trabalhos literários de escritores da Baixada Santista.

Link da campanha: https://www.kickante.com.br/blues

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Guarujá prepara 22ª Festa Cigana para o mês de maio

Convites já estão à venda a R$ 10 e um quilo de alimento não perecível; evento faz parte do Calendário Oficial da Cidade

Nacional

Playcenter anuncia novo parque em Santo André

Será a segunda unidade da categoria 'Family'

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter