X

Cultura

Grupo Galpão faz duas apresentações gratuitas no Centro Histórico

Os espetáculos vão acontecer na Praça Mauá

Da Reportagem

Publicado em 18/05/2018 às 14:33

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Grupo Galpão faz duas apresentações gratuitas no Centro Histórico / Divulgação

Uma das mais consagradas companhias de teatro do País, o Grupo Galpão fará dois espetáculos abertos ao público na Praça Mauá, no Centro Histórico, marcando o início de sua nova turnê. Na segunda-feira (21), às 20h, será apresentado De Tempo Somos – Um Sarau do Grupo Galpão, dirigido por Lydia Del Picchia e Simone Ordones. Na terça-feira (22), no mesmo horário, será a vez de Os Gigantes da Montanha, de Gabriel Villela.

Com a música como elemento central, De Tempo Somos realiza um sonho antigo do grupo, de celebrar com o público o encontro da música e do teatro. Propõe um novo formato de espetáculo, com um sarau de canções, poesia e festa, que resultou em um CD homônimo, produzido por Chico Neves e lançado em 2017.

Com direção musical e arranjos de Luiz Rocha, os atores cantam e executam no palco, ao vivo, 25 canções de trabalhos mais antigos como Corra Enquanto é Tempo (1988) e Álbum de Família (1990), passando também por Romeu e Julieta (1992), Um Molière Imaginário (1997) e Partido (1999), chegando a espetáculos mais recentes como Tio Vânia e Eclipse (ambos de 2011). Também traz músicas que surgiram em workshops internos e que chegam a público pela primeira vez.

Os Gigantes da Montanha

O premiado espetáculo Os Gigantes da Montanha é uma escolha do diretor Gabriel Villela para celebrar o reencontro com o grupo, depois do sucesso de Romeu e Julieta (1992) e A Rua da Amargura (1994). O espetáculo, escrito por Luigi Pirandello, narra a chegada de uma companhia teatral decadente a uma vila mágica, povoada por fantasmas e governada pelo Mago Cotrone.

O clássico atemporal do dramaturgo italiano é uma alegoria sobre o valor do teatro (e, por extensão, da poesia e da arte) e sua capacidade de comunicação com o mundo moderno, cada vez mais pragmático e empenhado nos afazeres materiais.

O grupo    

O Grupo Galpão é uma das companhias mais importantes do cenário teatral brasileiro, cuja origem está ligada à tradição do teatro popular e de rua. Criado em 1982, desenvolve um teatro que alia rigor, pesquisa e busca de linguagem, com montagem de peças que possuem grande poder de comunicação com o público.

Sediado em Belo Horizonte, em Minas Gerais, é um dos grupos brasileiros que mais viaja, não só pelo País como também pelo exterior. Uma das apresentações mais marcantes da companhia foi realizada em 2007, com a encenação da montagem clássica Romeu e Julieta no Globe Theatre, em Londres.

A última turnê, que comemorou os 35 anos da companhia, reuniu público de quase 40 mil pessoas. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Troca de tiros em Praia Grande deixa um ferido

O caso aconteceu na área de mata do bairro Quietude, próximo da Rua Amilca Esteves

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter