X

Cultura

Geraldo Azevedo e Armandinho Macêdo tocam no Arte no Dique

A entrada é gratuita e a noite tem abertura do projeto musical Barracos

Da Reportagem

Publicado em 25/05/2018 às 19:38

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Em suas composições, Geraldo Azevedo traz a poesia e o ritmo únicos do Nordeste / Divulgação

A poesia, o ritmo e as raízes nordestinas de Geraldo Azevedo são destaque do festival O Som das Palafitas, que ocorre no dia 10 de junho. Com a participação do mestre da guitarra baiana Armadinho Macêdo, o cantor e compositor traz ao Instituto Arte no Dique (Rua Brigadeiro Faria Lima, 1.349, no Rádio Clube), a partir das 18h, os grandes sucessos da carreira. A entrada é gratuita e a noite tem abertura do projeto musical Barracos.

"Estamos felizes em contar com a participação do grande Geraldo Azevedo e o retorno do parceiro Armandinho. Dois grandes nomes da nossa música, cidadãos do mundo. Com esse show especial, o Arte no Dique segue sua missão de oferecer acesso à cultura como ferramenta de transformação social e, acima de tudo, o direito à cidadania", ressaltou José Virgílio Leal de Figueiredo, presidente da instituição.

Nascido em Petrolina, no coração do sertão pernambucano, no dia 11 janeiro de 1945, Geraldo Azevedo cresceu em família humilde, mas culturalmente abastada, o que garantiu uma infância de referências.

O compositor ganhou o primeiro violão de presente do pai, José Amorim, confeccionado manualmente por ele mesmo, aos 5 anos de idade. Com os ensinamentos da mãe, Dona Nenzinha, e o apoio da família, que proporcionou ao músico um ambiente rico culturalmente, Geraldo tornou-se um dos embaixadores da música popular brasileira.

Em suas composições, o músico traz a poesia e o ritmo únicos do Nordeste. Uma de suas marcas é a manutenção da tradição de suas raízes culturais e o combate ao preconceito contra o povo nordestino.

Traz no currículo mais de 50 anos de parcerias com nomes como Luiz Gonzaga, Alceu Valença, Elba Ramalho e Zé Ramalho. Depois de meio século de trabalho, ainda hoje sua Canção da Despedida, composta com Geraldo Vandré, é entoada como hino de manifestações de protesto. Mesmo mais de três décadas depois de ser criada, a música Dia Branco continua a embalar os casamentos.

Já Armandinho Macêdo, nascido em 22 de maio de 1953, é um instrumentista e compositor de Salvador, na Bahia. Filho de Osmar Macêdo (da dupla Dodô e Osmar), músico e idealizador do trio elétrico, atualmente segue carreira solo. Foi um dos criadores do grupo A Cor do Som e traz no currículo parcerias com inúmeros artistas, como Raphael Rabello, Paulo Moura, Moraes Moreira, Pepeu Gomes, Caetano Veloso e Yamandú Costa, entre outros.

O Som das Palafitas é realizado pelo Instituto Arte no Dique e tem patrocínios de Sabesp, Codesp e apoios da Prefeitura Municipal de Santos e Novotel. Outras informações no site www.artenodique.org e na página www.facebook.com/artenodique.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Anticiclone deve atingir o litoral nos próximos dias; entenda o fenômeno

Toda a região Sudeste, Centro-Oeste e Sul devem ser impactadas

Cotidiano

Princípio de incêndio atinge borracharia em Santos e imagens impressionam; Veja vídeo

O incidente ocorreu na Avenida Visconde de São Leopoldo, bairro Valongo, por volta de 7h45

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter