X

Cultura

Fiéis se reúnem em Brasília para montar tapete de Corpus Christi

Eles confeccionam o tradicional tapete de 120 metros, feito com areia, palha de arroz, borra de café, cerragem e sal

Agência Brasil

Publicado em 26/05/2016 às 18:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Fiéis se reúnem para montar tapete de Corpus Christi / Agência Brasil

A Esplanada dos Ministérios amanheceu hoje (26) cheia de fiéis que acordaram cedo para participar da festa de Corpus Christi. Eles confeccionam o tradicional tapete de 120 metros, feito com areia, palha de arroz, borra de café, cerragem e sal.

A estudante Ana karolaine Moreira, de 18 anos, participa da confecção do tapete há cinco anos. Ela faz parte de um grupo de jovens e conta que se reúnem todo ano para participar da festa. "Todo ano nosso grupo se reúne com o propósito de ser sal no mundo e luz na terra. E é nesse sentido que a gente quer participar e fazer o tapete.”

O padre João Firmino, pároco da Catedral de Brasília, explica que o significado da celebração é a valorização da eucaristia. "A festa de Corpus Christi surge em 1.258 quando uma freirinha tem a ideia de colocar a imagem de Jesus passeando pela cidade. A festa cresceu na Bélgica e hoje é celebrada em todo o mundo."

Outra atividade promovida nesta quinta-feira foi a 1ª Corrida de Corpus Christi. Os atletas partiram da frente da Catedral, às 8h. Os corredores se insceveram em três categorias: caminhada de 2,5km, corrida 5 km e corrida de 10 km. Aproximadamente 1,2 mil pessoas participaram da competição, segundo a Polícia Militar.

A expectativa da Arquidiocese de Brasília é de reunir 100 mil fiéis na Esplanada, às 17h, momento em que será celebrada a missa principal. Em seguida, os participantes seguem em procissão e percorrem cerca de 1km na Esplanada para receber três bênçãos: pela saúde, pelos governantes e pelas famílias.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cubatão

105 escrituras definitivas são entregues a moradores da Vila Natal, em Cubatão

Evento faz parte do processo de regularização fundiária que vem sendo implementado no município desde 2017

Santos

Grupo de caminhada em policlínica de Santos, irá recomeçar nesta quarta (24)

Ao chegar na policlínica, o munícipe será cadastrado na unidade para o acompanhamento da saúde

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter