Entrada da Cidade

Dança, música, teatro e exposições agitam o fim de semana na Baixada

A programação deste fim de semana está recheada de atrações para todos os gostos

Comentar
Compartilhar
15 SET 2018Por Da Reportagem09h30
A banda Scalene se apresenta em Santos hojeFoto: Breno Galtier

A programação deste fim de semana está recheada de atrações para todos os gostos. Peças de teatro, exposições, dança e música. Você só ficará em casa se quiser.  

Cubatão recebe o Teatro Portátil com o espetáculo ‘Bichos Vermelhos’

Segundo dados de 2018 da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), das 93.577 espécies registradas pela lista vermelha, 26.197 sofrem ameaça de serem extintas e 872 já foram totalmente extintas no mundo.

A boa notícia é que a companhia Pia Fraus vem trazendo uma mensagem com humor e graciosidade para que as crianças possam entender desde pequenas o quanto é importante construir uma realidade mais amigável e harmônica com a natureza. O grupo de teatro de bonecos, leva o Teatro Portátil em Cubatão, com o espetáculo “Bichos Vermelhos”, dia 19, no Parque Anilinas, localizado na Avenida Nove de Abril, S/Nº, Centro, Cubatão-SP, com sessões às 10h, 13h30, 14h30 e às 15h30.

Inspirado no livro homônimo de Lina Rosa, a peça “Bichos Vermelhos” é dirigida por Adriana Telg e será apresentado, dentro do “Teatro Portátil”, uma incrível estrutura inflável, que chega a cada dia em um lugar diferente. O teatro itinerante cheio de “vida”, causando impacto por ser bem colorido, convida ao público de diversas cidades do interior de São Paulo, encantando a todos. “A arte aproxima. O que parecia lá longe, de um jeito lúdico e dramático, cai no colo da criança sentada na poltrona do teatro. Experiência viva. Emoção orgânica. Quando essa conexão acontece, a memória grava o conteúdo por toda a vida”, afirma Lina Rosa.

O Tamanduá Bandeira, Codorna Buraqueira, Macaco Prego Galego são alguns dos animais que ganharam versões em forma de bonecos da cia Pia Fraus, construídos por Dino Sato. Serão três atores e mais de 20 bonecos apresentados durante o espetáculo, com muita diversão e brincadeiras, posicionados para a difusão emergente do tema às crianças.

“Consideramos fundamental, incutir a atenção, o respeito e o amor em relação aos animais nas novas gerações”, relata Beto Andreetta, diretor da Pia Fraus.
O Teatro Portátil segue para as próximas cidades. Ao todo passará por sete cidades do estado de São Paulo, com apresentações até o final do mês de novembro de 2018. O projeto é financiado pelo ProAC - ICMS (Programa de Ação Cultural), lei de incentivo à cultura do Governo do Estado de São Paulo

Pinacoteca realiza ‘Se esse Jardim Fosse Meu’

Com Rosaura Tucci e os educadores do Casarão das Artes, o evento traz contação de história e várias atividades para a família. Neste sábado (15), às 15h30, na Pinacoteca Benedicto Calixto, à Av. Bartolomeu de Gusmão, 15, no Boqueirão. Gratuito.

Balé da Terceira Idade hoje na Pinacoteca

Comandado pela professora Christiane Paulo dos Santos, o núcleo de dança do programa Fábrica Cultural apresenta coreografias premiadas em festivais e movimentos inspirados nos temas dos programas de tevê Viver Bem e Bem-Estar, da Rede Globo. Sábado (15), às 16h, na Pinacoteca Benedicto Calixto, à Av. Bartolomeu de Gusmão, 15, no Boqueirão. Gratuito. Outras informações na página https://www.facebook.com/FundacaoPinacotecaBenedictoCalixto.

Sara Bittante expõe na Galeria Braz Cubas

Exposição da artista plástica e médica Sara Bittante, Minhas Cores reúne obras em óleo sobre tela que retratam paisagens e a natureza. A abertura ocorre nesta quinta-feira (13), às 19h30. A mostra pode ser conferida até o próximo dia 30, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h. Galeria de Arte Braz Cubas. 2º piso do Centro de Cultura Patrícia Galvão, na Av. Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias. A entrada é gratuita. Outras informações no site http://sarabittante.com.br.

Cláudio Tozzi expõe quadros na Pinacoteca

Grande expoente da pop art, Cláudio Tozzi teve sua obra reconhecida tanto no meio cultural quanto junto ao grande público. O artista utiliza em sua pintura ícones imediatamente reconhecíveis. A mostra segue aberta para o público até o dia 14 de outubro. Salão Nobre da Pinacoteca Benedicto Calixto. Av. Bartolomeu de Gusmão, 15, Boqueirão. Entrada gratuita.

Banda Scalene se apresenta em Santos hoje

O lançamento de magnetite (agosto de 2017), terceiro disco de estúdio do Scalene, foi um passo firme em um terreno ainda não explorado. A banda brasiliense abarcou caminhos sonoros novos e agregou ao trabalho influências da MPB, da música eletrônica e do R&B. Bem-recebido pelo público e pela crítica, o álbum ganhou um desdobramento em abril, quando o grupo lançou – pela slap – o EP +gnetite nas plataformas digitais. Com show marcado no Arena Festival em Santos neste sábado (15), às 15h, o quarteto aproveita a ocasião para mostrar as novas músicas ao vivo. O Arena Club fica na Av. Senador Pinheiro Machado, 33, na  Vila Matias, em Santos. Os ingressos custam de R$ 60 a R$ 160.

Produzido por Diego Marx e gravado nos estúdios Red Bull Studio (São Paulo) e Yebba Daor (Brasília), o +gnetite lista 7 faixas e chega com capa assinada por Bruno Luglio. “impulso”, “tempo” e “zamboni” representam a safra inédita, enquanto “cartão postal”, “maré” e “phi” (co-produzida por Aloizio Michael) ganharam novos olhares do grupo, que é formado por Gustavo Bertoni (voz), Tomás Bertoni (guitarra), Lucas Furtado (baixo) e Philipe “Mkk” Nogueira (bateria). Única faixa que não pertence a magnetite, “vultos” completa o EP. Até então, esta só havia sido registrada no DVD Ao Vivo em Brasília (2016). Em +gnetite, ela ganha a sua primeira versão de estúdio.

Show gratuito de Fábio Jr cover neste sábado em Guarujá

Fábio Júnior cover agita o Russi neste sábado, na praia da Enseada, em Guarujá. Outra atração do local é a Festa Italiana, das 16 horas à meia-noite. A festa acontecerá até o dia 30 de setembro, sempre de sexta a domingo. O evento tem entrada gratuita e comidas e bebidas típicas a preços populares. A ideia é poder dançar, ouvir as tradicionais músicas italianas, comer tudo de bom das receitas das mamas: massas, pizzas, pães e doces e tomar muito vinho.

Mas, pra quem não é fã, a Praça de Alimentação do Russi possui sanduíches, restaurante por quilo, choperia, churrasquinho, frutos do mar e comida japonesa. Além de sorveterias, doces e Espaço Kids e Teen, com segurança e estacionamento. Outras informações pelo telefone (13) 98151-8500.

Colunas

Contraponto