Promo DL

'Castelo Rá-Tim-Bum' vira um musical e estreia neste sábado

Foram dois anos para chegar ao resultado ideal, tudo feito em parceria e com a aprovação da emissora

Comentar
Compartilhar
09 SET 2017Por Folhapress14h01
'Castelo Rá-Tim-Bum: O Musical' estreia neste sábado (9), no Teatro OpusFoto: Caio Gallucci/Divulgação

A premiada série infantil que conquista gerações há mais de 20 anos ganha nova versão, no teatro: "Castelo Rá-Tim-Bum: O Musical" estreia neste sábado (9), no Teatro Opus. Com história inédita, a produção pretende matar a saudade dos fãs da atração da TV Cultura e apresentá-la às crianças de hoje.

Foram dois anos para chegar ao resultado ideal, tudo feito em parceria e com a aprovação da emissora.

"A série já teve muitos produtos. As últimas exposições foram um grande sucesso, mas queríamos fazer algo que as pessoas pudessem sentir de fato, que elas vissem os personagens vivos. E isso o musical proporciona. Foi um desafio traduzir a linguagem de TV ao palco, pois é preciso manter o clima de nostalgia em quem viu a série e leva filhos e sobrinhos para curtir", diz Ricardo Marques, produtor do musical.

O Nino (Roberto Rocha) é protagonista da história contada na peça. No ano em que celebra seus 300 anos, o feiticeiro se dá conta de que vive em um castelo incrível, mas que não tem a vida de uma criança normal. Algo bem estranho lhe acontece, então, e ele ganha a oportunidade de aprender o significado da verdadeira magia.
Para adaptar essa história aos dias atuais, o roteirista Juliano Marceano chegou ao tema da diversidade.

"Passamos a mensagem de que para ser feliz é preciso se aceitar. Não importa se você é uma cobra falante, um feiticeiro ou um homem de outro planeta: tem espaço para todo o mundo."

Ele dá exemplos de cenas: "Em uma, a Biba quer jogar bola, pois não tem mais essa ideia de brincadeira de menina ou de menino. E a Morgana [Alessandra Vertamatti] carrega a mensagem de que é preciso subir um degrau de cada vez, porque hoje existe muita ansiedade".

Para chegar ao visual idêntico ao do "Castelo" original, uma equipe de quase cem pessoas trabalhou arduamente nos últimos dois anos. "Tivemos que refazer todos os bonecos, mas conseguimos contar com a ajuda de quem criou os originais", celebra Marques.

CASTELO RÁ-TIM-BUM: O MUSICAL
QUANDO Sáb. e dom., às 11h e às 16h.
ONDE No Teatro Opus (av. das Nações Unidas, 4.777, Alto de Pinheiros, tel. (11) 4003-1212.
QUANTO De R$ 50 a R$ 120. 721 pessoas. Livre.

Colunas

Contraponto