Promo DL

‘Beatles para Crianças’ estaciona em Santos no próximo dia 16

Proporcionando um show de rock para pais e filhos, espetáculo reúne os sucessos do quarteto de Liverpool, com arranjos originais

Comentar
Compartilhar
11 JUL 2017Por Da Reportagem15h30
‘Beatles para Crianças’ estaciona em Santos no próximo dia 16Foto: Vicente Baka

A música dos Beatles num espetáculo onde toda a família se diverte. O projeto Beatles para Crianças estaciona em Santos no próximo dia 16 em um show interativo, cheio de histórias, vídeos e músicas inesquecíveis no palco do Teatro Municipal Brás Cubas.  O show abre com a projeção de uma animação do jogo de videogame RockBand e a banda convida as crianças para subirem ao palco e tocar Blackbird com os mais de 70 instrumentos musicais e objetos sonoros que estão em cena. Duas músicas depois, com a plateia já incendiada de energia e animação, é a vez dos pais e adultos formarem um grande coral no palco cantando Twist and Shout. Momento emocionante é quando as luzes se apagam e os celulares se acendem, criando o mar de luzes que todo show de rock tem.

Para o educador, músico e diretor musical Fábio Freire (formado em Música e Arte, pós-graduado em Arte Educação, idealizador, vocalista e violonista do BPC), "a ideia do projeto Beatles para Crianças ultrapassa a realização de shows e a gravação de CDs. Somos músicos e educadores. Queremos levar referências para as crianças, unir as famílias em algo comum, gerar conteúdo de qualidade para todas as crianças e jovens. O CD será uma das nossas ferramentas para cumprir esse combinado".

Criado em 2011, dentro de uma escola, numa iniciativa de aumentar o repertório das crianças nos intervalos das aulas, o projeto Beatles para Crianças estreou em show em 2014. Dois anos antes, Fábio Freire havia sido selecionado pelo programa Fantástico, da Rede Globo, em uma campanha para divulgar a turnê brasileira de Paul McCartney. Sem pretensão, o músico enviou vídeos com uma apresentação do início do BPC ainda em um intervalo de escola. A "bênção" do Beatle aconteceu em Recife e ajudou ainda mais a impulsionar a carreira do grupo.

A partir de então, Fábio Freire teve a certeza de que deveria continuar com o projeto. Em 2014, convidou o amigo, parceiro, ator e também educador Gabriel Manetti (formado em Artes Cênicas com pós-graduação em Dramaturgia) para ingressar no projeto. Criaram o roteiro do show, com histórias e projeções. Fabio Freire e Gabriel Manetti se uniram a mais três músicos para o show: Eduardo – Ludi – Puperi (guitarras e  teclado), Humberto Zigler (bateria) e Johnny Frateschi (baixo).  

O projeto foi dando certo, com lotação de público. Sesc Ipiranga e Teatro UMC abrigaram os primeiros shows. A ideia de se apresentar para toda a família, unindo gerações, estava sendo muito bem-aceita, com casas lotadas. A crítica também foi positiva. E até agora eles já se apresentaram para mais de 50 mil pessoas em diversos locais e situações e em mais de 200 shows.

O medley “All you need is love” e “Hey Jude” fecham o espetáculo com uma mensagem de amor e de esperança para todas as crianças e adultos. E na porta de saída, um presente da banda: cada criança recebe uma espécie de certificado de “Primeiro show de Rock da vida”.

 
O CD e outros projetos

O disco de estreia do projeto BPC - Beatles para Crianças começou a ser gravado em maio de 2016, em parceria com o estúdio A Voz do Brasil e a gravadora MCD (conhecida por lançar discos do grupo A Palavra Cantada, Barbatuques e Tiquequê), reunindo 15 canções dos Beatles e histórias e surpresas do show. No encarte, do “primeiro CD de rock” da criançada há um manual do rock, um livreto com histórias sobre o gênero musical, os movimentos do ritmo e ilustrações dos momentos mais marcantes. A retranca Você sabia que...? traz dados sobre a história da guitarra, a formação da bateria, do teclado e do baixo, entre outras.

"Cada vez mais o projeto Beatles Para Crianças abre novas fronteiras para oferecer conteúdo de qualidade para as crianças e suas famílias. Nossa produção caminha no sentido de dar continuidade na experiência vivida durante o show. Nessa busca criamos o projeto Coral BPC, que reúne mais de 30 crianças em encontros semanais de muita música, teatro e jogos. O repertório do coral não podia ser outro a não ser as canções dos Beatles e os arranjos criados com muito carinho pela banda BPC."

O grupo criou canais na internet e abriu espaço de conversa entre o grupo e as famílias. No youtube estão as histórias contadas nos shows acompanhadas por ilustrações. Os músicos também selaram parceria com o UOL Educação, onde oferecem cursos de instrumentos e construção de instrumentos para as crianças e pais fazerem em casa.

As novidades da banda não param por aí. Já está lançado o livro Beatles Heróis (Editora Matrix), que num formato híbrido de histórias em quadrinhos com textos em prosa apresenta os integrantes do Beatles Para Crianças como super-heróis.

Ficha técnica do show

Fabio Freire - voz, guitarra, violão, ukulele e charango. Gabriel Manetti - voz e percussão.
Edu (Ludi) Puperi - guitarra, violão, teclado e vocais. Johnny Frateschi - baixo e vocais.
Humberto Zigler - bateria e percussão. Rafaela Perticarrari e Vic Ariante - produção geral e projeção.

Serviço

Beatles para Crianças. Dia 16 de julho de 2017, no Teatro Municipal Brás CubasTemporada: Domingo, às 16h.
Ingressos: R$ 60,00 (inteira) e R$ 30 (meia). 
Classificação: Livre.

Horário de funcionamento da bilheteria: de Segunda a Sábado das 13h às 19h. PDV COMPREINGRESSOS: Quiosque Compreingressos – 3º piso. Funcionamento de segunda a sábado das 10h às 22h; domingo das 15h às 21h.

Site http://www.compreingressos.com/espetaculos/3444-beatles-para-criancas

 

 

 

Colunas

Contraponto