X

Cubatão

Remédios são expostos à alta temperatura em UBS de Cubatão; veja fotos

Unidade Básica de Saúde (UBS) do CSU, no Jardim Costa e Silva, em Cubatão, opera há anos sem aparelhos de ar-condicionado.

Vanessa Pimentel

Publicado em 20/01/2019 às 10:13

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O calor excessivo pode fazer com que a medicação se torne tóxica ou perca a eficácia. / Nair Bueno/DL

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do CSU, no Jardim Costa e Silva, em Cubatão, opera há anos sem aparelhos de ar-condicionado, necessários, principalmente, para manter a assepsia em ambientes hospitalares. 

Na sala onde os medicamentos são armazenados não há janelas e para tentar amenizar a alta temperatura, existe apenas um ventilador improvisado. O calor excessivo pode fazer com que a medicação se torne tóxica ou perca a eficácia. 

A situação se repete nas salas de atendimento da pediatria, ginecologia, psicologia, fisioterapia, enfermaria e na área reservada aos funcionários que trabalham com o Programa de Atendimento Domiciliar. A administração é o único setor que possui ar-condicionado, mas só na função de ventilação. 

O ambiente fica ainda mais quente porque o prédio onde a UBS está instalada não possui janelas, apenas basculantes, o que dificulta a circulação do ar. Além disso, o teto e as paredes internas e externas estão tomadas por infiltrações. 

De acordo com um munícipe que entrou em contato com a redação do DL, esta situação se repete há anos porque desde que os maquinários externos dos aparelhos de ar-condicionado foram roubados, nada foi feito. Para evitar o calor, os pacientes preferem esperar na parte de fora. Em dias de coleta de sangue, quando a unidade chega a receber cerca de 70 pessoas pela manhã, a situação piora. 

Ademais, não há janelas no corredor reservado à espera, o que torna a UBS totalmente abafada e quente - um risco a mais para a proliferação de doenças. Há, ainda, muito mato em torno do prédio, rachaduras na rampa de acesso e falta de vigilância noturna. Na última semana, um homem foi visto pela manhã tentando arrombar a porta de entrada, mas fugiu quando percebeu a chegada de funcionários e nada foi levado. 

RESPOSTAS

A Reportagem questionou a Prefeitura de Cubatão sobre a situação da UBS, mas as respostas não foram animadoras, já que de acordo com o secretário de Manutenção Urbana e Serviços Públicos, Gilvan Guimarães, o Departamento de Manutenção de Próprios Públicos deve ir até o local “em breve”, mas apenas para reparos pontuais. 

Porém, ela não será reformada nem receberá climatização adequada porque, de acordo com informações do diretor de Obras da Prefeitura, Lindemar da Silva Nascimento, a Prefeitura vai iniciar ainda este ano a construção de duas novas UBS: uma na Rua do Alojamento, na Vila Fabril, e a segunda no bairro Costa e Silva - próximo a Cetesb. 

Em relação às medicações expostas ao forte calor, a Secretaria Municipal de Saúde informou que a equipe realiza o controle de estoque e semanalmente promove sua renovação, de acordo com a demanda da comunidade do bairro e em conjunto com o almoxarifado da Secretaria.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Nacional

D23: evento oficial da Disney chega ao Brasil em 2024

O evento acontece nos dias 8, 9 e 10 de novembro de 2024 no Transamérica Expo Center, em São Paulo

Cotidiano

Prêmios da loteria saem para Santos e PG; saiba quanto e as lotéricas

Um apostador de Santos, por exemplo, faturou a quina da Mega-Sena e embolsou a quantia de R$ 40.570,74

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter