X

Cubatão

Corredora Maria dos Remédios morre em Santos aos 48 anos

A atleta de 48 anos acumulou em sua vida esportiva diversos títulos no pedestrianismo

Da Reportagem

Publicado em 09/05/2018 às 16:09

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A causa da morte ainda não foi divulgada / E5 Comunicação/Divulgação

A corredora Maria dos Remédios Castro, de 48 anos, morreu nesta quarta-feira, por volta das 12h30 (de Brasília), no Hospital São Lucas, em Santos. A causa da morte ainda não foi divulgada.

Chefe de departamento da Secretaria de Esportes (Sespor) de São Vicente, a atleta de 48 anos acumulou em sua vida esportiva diversos títulos no pedestrianismo. Maria dos Remédios sofreu uma parada cardíaca no Hospital São Lucas, onde foi atendida após passar mal.

No domingo passado (6), foi homenageada com a “Corrida do Trabalhador – Maria dos Remédios”, realizada na Praia do Itararé, prova que arrecadou quase uma tonelada de alimentos destinados ao Fundo Social de Solidariedade de São Vicente.

Trajetória

Nascida em São Luís (MA) e radicada em São Vicente, Maria dos Remédios começou a correr aos 22 anos. Inicialmente, dividia o esporte com atividades que lhe garantiam remuneração. Neste contexto, foi babá, massagista, passadeira de roupas e empregada doméstica. Apaixonada pelo esporte conseguiu patrocinadores e, com muito esforço, concluiu a faculdade de Educação Física.

Os resultados positivos na carreira de atleta confirmavam a vocação. Conquistou seis vezes o Campeonato Santista de Pedestrianismo. Em 2012, alcançou aquilo que ela própria considerou o auge da carreira: medalha de ouro na Meia Maratona A Tribuna – Praia Grande.  Na ocasião, aos 43 anos, chegou a declarar. “Agora, sim, me considero uma atleta de elite. Até então, não conseguia me ver dessa forma”.

Pouco antes, chegou a ficar um ano afastada dos treinamentos, depois de ter cistos no ovário e um mioma no útero. Evitava tocar no assunto, mesmo após ter superado a doença. “Não gosto de pensar nisso. Prefiro focar nas coisas boas”. Dentre essas práticas positivas, estava um projeto de aula de dança pública para mulheres. As atividades semanais ocorriam na Praça Tom Jobim.

Maria dos Remédios, a mulher que viveu 12 anos na roça maranhense, era casada e morava no Gonzaguinha. Morreu aos 48 anos, deixando uma imagem vibrante de superação e força. “Venceu obstáculos da vida com o mesmo vigor que venceu tantas provas na carreira”, comentou o prefeito Pedro Gouvêa. Uma biópsia deverá apontar a causa da morte. Ainda não há informações sobre o velório e sepultamento.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

'Lua Cheia Rosa' acontece nesta terça (23)

Evento pode ser visto em todo o Brasil, a partir das 17h30

Santos

Grupo de caminhada em policlínica de Santos, irá recomeçar nesta quarta (24)

Ao chegar na policlínica, o munícipe será cadastrado na unidade para o acompanhamento da saúde

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter