X

Cubatão

Após ser adiado por 10 vezes, viaduto do Casqueiro é entregue

O viaduto começou a ser construído em 2013 e o prazo de entrega foi adiado dez vezes. Finalmente, a 11ª data estipulada pelo DER foi cumprida

Da Reportagem

Publicado em 17/06/2016 às 09:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Equipamento é paralelo ao viaduto Rubens Paiva, ambos dão acesso ao Casqueiro e estão sobre a Via Anchieta / Matheus Tagé/DL

Finalmente, o tráfego de veículos no novo viaduto do Jardim Casqueiro, em Cubatão, foi liberado ontem. A entrega do viaduto foi adiada 10 vezes. O equipamento é paralelo ao Viaduto Rubens Paiva, que também dá acesso ao bairro, e ambos passam sobre a Via Anchieta (SP-150).

Segundo informou a Secretaria Estadual de Logística e Transportes, Após a liberação da passagem dos veículos pelo novo viaduto, será iniciado um período de monitoramento do tráfego no sistema viário da região, que terá duração de 30 a 40 dias.

Com a análise dos dados obtidos, será possível definir as medidas necessárias para melhorar o tráfego dos usuários. Esta análise levará em consideração também a possível redução no limite de velocidade da Via Anchieta no trecho, que atualmente é de 110 km/h, para tornar o tráfego mais seguro.

Esta ação de monitoramento será realizada por engenheiros do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão responsável pelas obras, com a participação da Artesp e da Ecovias, concessionária que administra a rodovia.

Rubens Paiva

Ainda nesta semana, o DER fará intervenções no antigo viaduto, o Rubens Paiva, para adequação da sinalização existente, já que o tráfego local não será mais realizado nos dois sentidos.

Atrasos nas obras

A construção do viaduto novo no Casqueiro foi iniciada em julho de 2013 pela construtora Azevedo & Travassos, com investimento de R$ 48,6 milhões. 

Este ano, a cada mês que passou, o DER estipulou um novo prazo de entrega. Em março, por exemplo, conforme matéria publicada pelo Diário, a obra já estava com 96% dos serviços finalizados. No entanto, segundo o DER, a chuva também atrapalhou. 

A data atual é a décima primeira prevista pelo Departamento para entrega do viaduto, que já havia informado que iria concluir a construção em julho de 2014; depois, dezembro de 2014; mais tarde, março de 2015; após uma paralisação de seis meses, pulou para novembro de 2015; depois, janeiro de 2016; seguindo com um prazo por mês até chegar ao prazo de junho.

Justiça obriga DER a esclarecer mudança em projeto de viaduto

Por solicitação da Prefeitura de Cubatão, a Justiça concedeu antecipação de tutela determinando ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) a apresentação de esclarecimentos sobre a alteração do projeto inicial do segundo viaduto que cruza a Via Anchieta na altura do Jardim Casqueiro, em Cubatão. O DER tem o prazo de 48 horas para cumprir a determinação da Justiça.

De acordo com a juíza Luciana Castello Chafick Miguel, da 3ª Vara do Fórum de Cubatão, o DER deve incluir nos autos eventual licença expedida pela Cetesb. Com essas informações, será reapreciada a solicitação da Prefeitura para que seja retomada a execução do projeto original aprovado. Apesar dos transtornos previstos apontados pelos técnicos da Prefeitura, o DER liberou o novo viaduto ao tráfego de veículos ontem.

O secretário de Obras de Cubatão, Luiz Carlos dos Santos, afirmou que em razão das alterações efetuadas no projeto original, o fluxo de veículos procedente de São Vicente e Praia Grande com destino à região central de Cubatão ou ao polo industrial não conta com alça de acesso direto à Via Anchieta no sentido Baixada-Planalto. Os veículos necessitam realizar novo retorno após a descida do viaduto,  passando por uma pista que não comporta o intenso fluxo.

Também surpreendeu a prefeita Marcia Rosa a liberação do complexo pelo DER sem iluminação pública, o que, segundo ela, tanto pode agravar o risco de acidentes como criar um ambiente propício para a criminalidade.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

Veja o momento do acidente que matou passageira de moto por aplicativo em PG; ASSISTA

Acidente aconteceu na tarde desta quarta-feira (24)

Guarujá

8º Restaurant Week segue até o dia 5 de maio, em Guarujá

Com preços especiais, restaurantes da Cidade reúnem o que há de melhor na culinária vegetariana

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter