Banner Codevida

VLI obtém suspensão de liminar e draga volta a operar em Santos

Os trabalhos estavam paralisados desde 9 de agosto. A draga voltou a operar no canal ainda na tarde de hoje

Comentar
Compartilhar
04 SET 2017Por Da Reportagem22h04
Os trabalhos de dragagem estavam parados desde 9 de agosto, mas retornaram ainda na tarde de ontemFoto: Matheus Tagé/DL

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) expediu, hoje um efeito suspensivo a liminar que ordenava a suspensão da execução da obra de dragagem e implantação de cava subaquática no Canal de Piaçaguera, em Santos.

Os trabalhos estavam paralisados desde 9 de agosto. A draga voltou a operar no canal ainda na tarde de hoje. Os trabalhos de dragagem são realizados pela empresa de logística VLI.

Em sua decisão, o desembargador Ruy Alberto Leme Cavalheiro, da 1ª Câmara Reservada ao Meio Ambiente do TJ-SP, considerou que a paralisação das obras acarretará maiores prejuízos.

Saiba mais:
Laudos técnicos apontam irregularidades em dragagem
Vereador critica garantias dadas pela VLI: ‘Para inglês ver’

Em nota, a VLI explicou que a dragagem do tem como objetivo fazer uma recuperação ambiental e produtiva do canal.  Na visão da empresa, o projeto trará vantagens para a região, já que “dará mais segurança na entrada e saída dos navios. O projeto também melhorará a condição ambiental do canal, já que hoje sedimentos de pior qualidade estão depositados em alguns trechos do leito do canal. A dragagem vai retirar esses sedimentos e levá-los para uma área confinada, garantindo uma melhor qualidade ambiental”, escreve a empresa.

A VLI também ressaltou que o método de dragagem é reconhecido internacionalmente e utilizado com sucesso em países como Austrália, Estados Unidos, Espanha, Holanda, Noruega, Reino Unido e Hong Kong. “Essa tecnologia é conhecida também como clean up, pois remove os sedimentos de pior qualidade ambiental do canal, confinando-os em área devidamente licenciada, isolada e monitorada, evitando risco de contaminação e dispersão. Ou seja, após o processo de dragagem, o canal de Piaçaguera contará com melhores níveis de qualidade ambiental”, diz a nota.

Tiplam

A dragagem do Canal de Piaçaguera é um projeto complementar à expansão do Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), que está investindo no total R$ 2,7 bilhões para aumentar sua movimentação de produtos em 6 vezes.

Colunas

Contraponto