X

Cotidiano

Vicentinos transformam mais de 36 mil garrafas em enfeites natalinos

Arrecadação das PETs vai até dia 14. Cidade será toda decorada

Da Reportagem

Publicado em 25/10/2018 às 18:20

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

São mais de 36 mil garrafas PETs arrecadas / Divulgação/PMS

Cuidar do Meio Ambiente une as pessoas. Prova disso é o Projeto Natal Espetacular, que fez a população vicentina e as secretarias municipais abraçarem a causa da reciclagem. São mais de 36 mil garrafas PETs arrecadas, a maioria já transformada em enfeites natalinos para decorar os principais pontos da Cidade durante o mês de dezembro. Escolas, comércios e prédios são alguns dos locais que participam ativamente da arrecadação.

“Fizemos um trabalho de formiguinha. E conseguimos envolver muita gente. Fizemos gincanas cooperativas nas escolas para incentivar as crianças. Agora elas doam por conta própria. É muito gratificante ver essa contribuição voluntária”, afirma Lázaro Zeferino, coordenador das gincanas cooperativas.

Árvores de natal, anjos e presépios são alguns dos enfeites que estão sendo confeccionados. Nem parece que uma simples garrafa plástica pode se transformar em algo tão bonito. Tudo isso é possível com o trabalho de voluntários, nas oficinas que acontecem diariamente. O processo consiste em tirar o rótulo, limpar as garrafas e deixar a criatividade tomar conta.

“Tem também casa do papai Noel, guirlandas, jardins de flores, velas gigantes. Se você olhar, fica impressionado!”, conta Zeferino.   

A participação ativa no projeto está sendo muito prestigiada pelos envolvidos. Entretanto, eles esperam por mais doações até o dia 14 de novembro, para que muitos locais de São Vicente possam ser decorados com o trabalho sustentável. Entre os pontos de coleta estão às sedes de todas as secretarias municipais, Prefeitura (Rua Frei Gaspar, 384- Centro), Shopping Brisamar, comércios, escolas e o Fundo Social de Solidariedade (Rua Benedito Calixto, 205 – Centro).

Projeto

O Natal Espetacular é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo.  São Vicente aderiu à proposta, por meio de parceria da Prefeitura e do Fundo Social de Solidariedade (FSS), com o Fundo Social de Solidariedade do Estado (FUSSESP). O objetivo é reciclar garrafas PETs de forma criativa e sustentável, decorar o Natal dos municípios participantes e deixar essas cidades limpas.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter