X

Cotidiano

Vereador quer paralisar o VLT em Santos por falta de segurança

Antônio Carlos Banha Joaquim (PMDB) ingressou com representação no Ministério Público contra a EMTU, que ainda não foi notificada

Carlos Ratton

Publicado em 23/07/2016 às 08:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O VLT está operando comercialmente desde janeiro último e as pessoas estão transitando pelo trajeto que não possui ainda a segurança necessária contra acidentes / Matheus Tagé/DL

O vereador Antônio Carlos Banha Joaquim (PMDB) entrou com uma representação no Ministério Público (MP) para obrigar a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) a suspender a circulação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) em Santos até que sejam adotadas, por parte da empresa, medidas de segurança para evitar acidentes envolvendo as pessoas que cruzam os trilhos.

A EMTU ainda não foi notificada. Na representação, o parlamentar aponta vários pontos críticos do trajeto que coloca os pedestres em perigo, como no sopé do Morro do José Menino, nas proximidades do túnel que faz divisa com São Vicente. Ele cita que a falta de fiscalização permite que pessoas se instalem dentro do túnel e lembra do atropelamento recente de um morador de rua.

“É evidente o risco de dano irreparável a qualquer cidadão. É crível que sejam necessárias medidas de contenção de acesso aos locais críticos e maiores divulgações e fiscalizações nos pontos de fácil acesso”, afirma o vereador na representação.

Sem padrão

O VLT opera na região sem padrão de ações a serem tomadas pela Prefeitura e pelo Estado em casos de emergência. O documento sobre regras de segurança ainda está sob análise e deve demorar 90 dias, após avaliação do Departamento Jurídico da EMTU.           

O VLT está operando comercialmente desde 31 de janeiro último. Inicialmente, a viagem pôde ser feita entre as estações Mascarenhas de Moraes, em São Vicente, e a avenida Pinheiro Machado, em Santos.

É composto atualmente por uma única linha, que possui nove estações e 6,8 quilômetros de extensão. O sistema prevê o transporte de uma média de 220 mil passageiros por dia.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Daisy Ridley acha uma razão para sua vida em trailer de 'Às Vezes Quero Sumir'

Lançamento está previsto para maio, nos cinemas nacionais

Polícia

Polícia prende homem com veículo usado em crime, em Mongaguá

Policiais Militares identificaram o veículo utilizado no crime, no Jardim Samoa, e pediram a emissão de alerta junto ao sistema de monitoramento de Praia Grande

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter