04h : 00min

Conheça o
Caderno + DL

Ler

Assine o Jornal por R$8
por mês no plano atual

AssineLer Jornal

Valter Suman ganha reforço de Gilberto Benzi no 2º turno

Dupla médico e vereador, segundo e terceiro colocados, respectivamente, no último pleito, enfrentarão Haifa Madi

Comentar
Compartilhar
08 OUT 2016Por Da Reportagem10h00
Edmur, Suman e Benzi ratificaram a união do PSDB com o PSB no segundo turno em GuarujáFoto: Rodrigo Montaldi/DL

Uma união que pode tornar a disputa nas eleições em segundo turno para prefeito em Guarujá, previstas para o próximo dia 30, ainda mais acirrada. Ontem, o terceiro colocado no último pleito, o vereador Gilberto Benzi (PSDB), oficializou apoio ao candidato Valter Suman (PSB). A aliança com o médico, segundo colocado, está sendo avalizada e acompanhada de perto pelo coordenador regional dos tucanos, Edmur Mesquita.

Na tarde de ontem, poucas horas do evento que ratificou a união de Benzi e Suman, realizado no começo da noite no Centro da cidade, os três estiveram fazendo uma visita ao Diário do Litoral para falar da expectativa da nova eleição. “Pela primeira vez, tivemos um candidato à altura em Guarujá. Benzi se apresentou como um candidato forte, dedicado e preparado. Não fomos para o segundo turno mas agora, após construir um processo de consenso dentro do partido, optamos por Suman pelas afinidades partidárias e programáticas. Valter Suman, agora com apoio de Benzi, fará um amplo trabalho de resgate da cidade”, disse Mesquita.

Benzi revela que a decisão foi da Executiva Municipal, do conselho político ao qual participa e de boa parte de seus eleitores. “Que são os mais importantes em todo o processo e que apostam em uma mudança. Eu conversei com os dois lados e optei pelo pragmatismo e não pelo oportunismo político. Toda minha história seria jogada no lixo se eu optasse em apoiar o outro lado”, disse Benzi, enfatizando que os planos de governo do PSDB e do PSB se fundirão para melhorar Guarujá e que novas alianças serão realizadas nos próximos dias. “O eleitor vai escolher pelo que já passou ou que está por vir”, finaliza.

O candidato Valter Suman está otimista. “Inicio essa segunda etapa com uma vantagem: minha rejeição é bem inferior do que a da minha adversária (Haifa Madi). Nosso trabalho já é vitorioso e tenho uma expectativa muito positiva com a vinda do PSDB e outras forças. Nossa política está sendo pautada pela ética, responsabilidade e foco nas prioridades de Guarujá. Sabemos os nossos desafios, como vencê-los e, quanto mais gente do bem, com mérito para ajudar num futuro governo, melhor para a cidade. Vamos dar um choque de autoestima em Guarujá”, disse Suman.

Vale lembrar que o médico obteve 36.311 votos nas últimas eleições e foi o segundo colocado na apuração total. Seu novo apoiador, o vereador Gilberto Benzi, obteve 22.741. Se todos os eleitores de Benzi migrarem para Suman, a dupla conquistará 59.052 votos. Para alcançar a adversária Haifa Madi (PPS), que obteve 66.147 votos no primeiro turno, ambos precisarão de exatos 7.095 votos – praticamente a votação que teve o quarto colocado, o advogado Sidnei Aranha (PC do B), que no último pleito conseguiu 8.679 votos.

Colunas

Contraponto

Construtora CredLar